Profissões e habilidades em alta na Web 3 e no Metaverso
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Profissões e habilidades em alta na Web 3 e no Metaverso

Quais profissões podem ter ascensão na Web3 e no Metaverso? Qual a combinação de habilidades técnicas e não técnicas serão necessárias aos profissionais no mercado de trabalho?

A combinação entre blockchain, Web 3 e Metaverso está criando novas oportunidades e “empregos híbridos”, que exigem uma combinação de habilidades técnicas e não técnicas. Tendo isto em conta, vejamos algumas funções que terão alta demanda e estão prestes a explodir devido à Web 3 e ao Metaverso.

Programadores Blockchain

Com a tecnologia blockchain, que tornou único um ativo em meio digital e, possibilitou a desintermediação financeira e a transferência da confiança dos negócios para os dados, programadores blockchain e estrategistas blockchain (especializados em token economy) têm se tornado profissões em alta.

Desenvolvedores blockchain são essenciais para construção de redes descentralizadas (uma das características da Web3), contratos inteligentes (códigos de software que gerenciam com eficiência ativos, tokens e direitos de acesso entre duas ou mais partes) e todas as demais tecnologias viabilizadas pela tecnologia blockchain como NFTs e Metaverso.

Estrategistas blockchain

Estrategistas blockchain, por outro lado, são essenciais porque são eles os responsáveis por um “design” de incentivo da token economy (economia de token) bem estruturado.

Muito se tem falado do “tokenizing everything” ou “tokenização de todas as coisas”. Mas é a estruturação da Token Economy (Economia de Tokens, também chamada de “design de incentivo”) que determinará o sucesso ou insucesso de qualquer business na Economia da Web 3 e na Economia do Metaverso.

Aqui, importante destacar que Economia de Token nada tem a ver com “economia das criptomoedas”. E sim com o design de incentivo ou arquitetura de incentivo que visa estimular a economia dentro de um projeto blockchain.

Isto é, quais “comportamentos” devem ser incentivados, e quais devem ser desincentivados numa plataforma ou aplicativo da Web 3.

Por exemplo, num aplicativo de música, é interessante ao modelo de negócio que haja tanto quanto possível mais engajamento entre consumidores e os músicos, pois isto gera interesse e mais adesão à plataforma.

Engenheiros de Software AR / VR

Empregos de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) já estão em alta. Durante a próxima década, as empresas vão precisar de milhares de engenheiros de software com habilidades em AR/VR para desenvolver a próxima plataforma de computação, software e aplicativos para os mundos virtuais do metaverso. E as habilidades necessárias aqui vão além do conhecimento em informática; o profissional precisará estar familiarizado com tecnologias 3D interativas e os três domínios que se enquadram no guarda-chuva da realidade estendida (XR): realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e realidade mista (MR).

Gerentes de produtos

Dado o crescimento de usuários nos mundos virtuais e a demanda antecipada por produtos e conteúdo, as empresas vão precisar de ainda mais gerentes de produto para a experiência do usuário final, testar e resolver falhas em novos produtos, evangelizar novas iniciativas e impulsionar o desenvolvimento de produtos com múltiplas equipes de engenheiros, designers e especialistas em produtos.

Para se ter uma idéia, dos aproximadamente 3.200 empregos publicados na página de carreira da Meta, quase 2.400 são para vários tipos de gerentes de produto. Outras empresas que anunciam para gerentes de produtos para o metaverso incluem Snap, Google, Oculus e muito mais.

O gerente de produto é uma posição altamente visível que pode ter um grande impacto nas linhas superior e inferior de uma empresa.

Note que o gerente de produto é um papel híbrido que não requer experiência em codificação.

Designers de jogos 3D

Como força criativa por trás do desenvolvimento de um videogame, os projetistas de jogos no metaverso serão responsáveis por projetar, prototipar e construir uma experiência de jogo em 3D que envolva os jogadores como nunca antes.

Note que para ser um Design de jogos 3d é preciso uma ampla gama de competências técnicas, interpessoais e criativas. Você precisará de sólidos conhecimentos de animação por computador, modelagem e fundos 3D, ilustração, iluminação, interfaces de jogos, dentre outros. Também é necessário habilidades básicas de programação e domínio de programas de software de jogos populares como Unity, Blender, Maya e Unreal Engine.

Aqui, é importante destacar que em qualquer profissão que combine arte e tecnologia, é necessário criatividade, excelentes habilidades de comunicação e colaboração, liderança e uma forte mente analítica.

“Storytelling”

Ao contrário dos atuais “escritores” de videogames, os storyteller, ou contadores de histórias operarão em um nível superior no metaverso, pois serão responsáveis pela elaboração de um enredo envolvente e convincente para vários gêneros de jogos e experiências, incluindo social, ação, esporte, simulação, role-playing, educação e treinamento.

Um evento musical que ocorra dentro de um dentro de um jogo como Star Atlas, Fortnite ou Minecraft, por exemplo, se transformará em algo mais do que um simples jogo.

Quanto às habilidades de um “storyteller”, uma narrativa eficaz envolve uma compreensão profunda das emoções humanas, motivações e psicologia, a fim de realmente emocionar determinado público.

Como os contadores de histórias trabalham ao lado do programador, designer de jogos e desenvolvedor para criar a aparência e o sentimento de um videogame, ter alguma compreensão básica do desenvolvimento, design e programação de jogos pode ajudar a criar melhores narrativas nos mundos virtuais.

Engenheiros de Hardware

A Web3 e o Metaverso não serão construídos apenas em código, jogos e aplicativos; operar em um ambiente tridimensional perpetuamente disponível exigirá o desenvolvimento de novas câmeras, fones de ouvido, sensores e wearables.

Tais tecnologias existem hoje, mas muito trabalho é necessário para aprimorá-las e levá-las à maturidade ideal, tornando-as sem fio, confortáveis, leves e capazes de comunicar o toque, as emoções ou a área ao redor.

Quanto às habilidades necessárias, ter vários anos de experiência no desenvolvimento de produtos ou projeto de sistemas embutidos e/ou uma formação em engenharia elétrica, informática, mecânica ou óptica ou física pode qualificar para uma posição como engenheiro de hardware de realidade virtual.

É preciso também estar familiarizado com importantes conceitos e ferramentas de realidade virtual, tais como auxiliado por computador (CAD – Computer Aided Design) e software de engenharia auxiliada por computador (CAE – Computer Aided Engineering), grau de liberdade (DoF), haptics, eye tracking, head tracking, etc.

Especialista em Marketing de Metaverso

Especialistas em Marketing de Metaverso devem ser capazes de conceber, criar e executar uma campanha publicitária imersiva e interativa ou uma experiência que combine as linhas entre o físico e o digital no metaverso funcional. Ao contrário da atual Web2 (plana e bidimensional), as empresas terão a capacidade de criar experiências em escala real que contam uma história, permitem aos usuários interagir com seu produto, e eventualmente fazer uma compra, sem sair do metaverso.

Ao contrário da teia plana bidimensional que atualmente usamos hoje, as empresas terão a capacidade de criar experiências em escala real (incluindo jogos) que contam uma história, permitem que os usuários interajam com seu produto e eventualmente façam uma compra, sem deixar o metaverso.

Por exemplo, a Nike está se unindo à Roblox para criar um mundo virtual chamado Nikeland onde os usuários poderão vestir seus avatars com os tênis e roupas da marca Nike.

As habilidades necessárias para o especialista em marketing do metaverso envolvem conhecimentos técnicos, perspicácia comercial, visão e criatividade, assim como a capacidade de analisar dados e tendências para formular uma estratégia de longo prazo.

Preparação para o futuro

Como podemos perceber do que vimos até aqui, é urgente uma compreensão abrangente de como a tecnologia será utilizada estrategicamente integrada em nosso dia-a-dia.

Nesse passo, ficar atento e compreender quais serão as necessidades do mercado é essencial na preparação e no desenvolvimento das habilidades relevantes à força de trabalho para o futuro.

Nosso objetivo, neste artigo, foi apenas chamar atenção para como essa mudança de paradigma social causada pelas tecnologias de núcleo, também impactam profundamente o mercado de trabalho.

E você, já pensou quais habilidades serão essenciais na sua profissão daqui 10-15 anos? Já pensou que sua profissão pode nem existir daqui a algum tempo?

Conhecimento é poder!


Este artigo foi produzido por Tatiana Revoredo, membro fundadora da Oxford Blockchain Foundation, representante no European Law Observatory on New Technologies e colunista da MIT Technology Review Brasil.

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