Em 2015, o morador do Brooklyn (EUA), Shabazz Stuart, ia de bicicleta regularmente para seu trabalho em um distrito industrial local. Mas ela foi roubada — o terceiro caso de furto desse tipo que ele enfrentou em cinco anos. Isso fez com que ele voltasse a utilizar o transporte coletivo enquanto economizava dinheiro para comprar uma substituta. Também o colocou em uma nova carreira.
Pagar centenas ou milhares de dólares para substituir uma bicicleta pode ser apenas uma inconveniência desagradável para os nova-iorquinos mais privilegiados, mas para os ciclistas da classe trabalhadora — especialmente os entregadores — pode ser economicamente devastador. Pensar nas implicações maiores de sua experiência deu a Stuart uma ideia de negócio. Em 2017, ele criou uma empresa chamada Oonee com o objetivo de construir uma peça que faltava na infraestrutura de bicicletas nos EUA: estacionamento seguro.
Stuart e o cofundador J. Manuel Mansyll desenvolveram um kit que pode fazer “cápsulas” modulares de estacionamento para armazenar de oito a 80 bicicletas ou scooters em um local protegido contra chuva e roubo.
Cada cápsula é operada com um sistema de acesso inteligente que pode ser controlado com um cartão-chave ou um smartphone. As unidades são equipadas com câmeras de segurança e é fornecido seguro contra roubo para os usuários. A adesão é gratuita.
A cidade de Nova York (EUA) começou a investir em ciclovias quando Michael Bloomberg era o prefeito, no início dos anos 2000, na esperança de aumentar a proporção de pessoas que andam de bicicleta, mas a questão de onde colocar todos esses veículos nunca foi tratada adequadamente. Enquanto construía a Oonee, Stuart olhava para as práticas de Nova York com um novo olhar mais crítico. Em outras nações ricas, ele descobriu em sua própria pesquisa, muitos governos investem em infraestrutura de ciclismo de forma muito mais abrangente do que as cidades mais progressistas dos EUA. Se os governantes locais não estavam discutindo a questão da vulnerabilidade dos ciclistas em relação a roubos e aos elementos da natureza, quão sério eles estavam em incentivar o transporte de bicicletas?
“Você não pode conversar sobre uso dos terrenos, refeições ao ar livre, ruas abertas, praças de pedestres, faixas de ônibus, sem falar de estacionamento”, diz Stuart. “É incrível pensar que podemos ter uma conversa séria sobre bicicleta como meio de transporte sem falar sobre estacionamento de bicicletas”.
Mas a missão da empresa também é corrigir as desigualdades do mundo do ciclismo, diz Stuart. As bicicletas são muitas vezes percebidas como uma conveniência para os gentrificadores, especialmente profissionais brancos de classe alta. Mas aqueles com os níveis mais baixos de renda são os mais propensos a depender de bicicletas para o deslocamento, e também são muito mais propensos a enfrentar dificuldades econômicas se seu meio de transporte for roubado.
“Esse mal-entendido de quem depende das bicicletas para o transporte reverbera onde estamos hoje com a falta de infraestrutura convincente e atrativa para apoiar o amplo uso delas”, diz Stuart, que é negro. Ele diz que tentou intencionalmente construir a Oonee de uma forma que reflita a demografia da cidade e seus ciclistas.
A Oonee ainda está em seus estágios iniciais, com cerca de 4.000 usuários em um punhado de cápsulas em Nova York e Jersey City, do outro lado do rio Hudson. O contingente de usuários dedicados é menor; Stuart diz que cerca de 10% dos membros representam 90% do uso. Mas o cenário está pronto para o crescimento: a empresa já tem planos para melhorar sua cobertura geográfica, com mais nove cápsulas em tamanho real, além de dezenas de unidades menores chamadas “Minis”, que comportam até 10 bicicletas.
Há uma oportunidade mais ampla agora para tornar o estacionamento de bicicletas protegido uma norma nas cidades dos EUA, diz Stuart. “O cidadão comum é ensinado a compartilhar bicicletas públicas, mas há 15 anos não era assim”, diz ele. “Queremos elevar o nível. Queremos que os ciclistas digam: ‘Por que isso não está na minha cidade?’”