Os chatbots de IA chineses querem ser seu apoio emocional
Inteligência artificial

Os chatbots de IA chineses querem ser seu apoio emocional

Finalmente aprovado para lançamento público, o aplicativo Ernie Bot da Baidu agora precisa se tornar valioso para novos usuários.

Os bots chineses do tipo ChatGPT estão em alta no momento. 

Como informei na semana passada, a Baidu tornou-se a primeira empresa chinesa de tecnologia a lançar seu modelo de linguagem ampla — chamado Ernie Bot — para o público em geral, após a aprovação regulatória do governo chinês. Anteriormente, o acesso exigia um aplicativo ou era limitado a clientes corporativos. Você pode ler mais sobre a notícia aqui. 

Tenho que admitir que o público chinês reagiu de forma mais apaixonada do que eu esperava. De acordo com o Baidu, o aplicativo móvel Ernie Bot alcançou 1 milhão de usuários nas 19 horas seguintes ao anúncio, e o modelo respondeu a mais de 33,42 milhões de perguntas de usuários em 24 horas, com uma média de 23.000 perguntas por minuto. 

Desde então, mais quatro empresas chinesas — a gigante do reconhecimento facial SenseTime e três jovens startups, Zhipu AI, Baichuan AI e MiniMax — também disponibilizaram amplamente seus produtos de chatbot LLM. Mas alguns participantes mais experientes, como Alibaba e iFlytek, ainda estão aguardando a liberação. 

Como muitos outros, baixei o aplicativo Ernie Bot na semana passada para experimentá-lo. Eu estava curioso para descobrir como ele é diferente de seus antecessores, como o ChatGPT. 

O que eu notei primeiro foi que o Ernie Bot dá muito mais apoio. Ao contrário do aplicativo ou site público do ChatGPT, que é essencialmente apenas uma caixa de bate-papo, o aplicativo da Baidu tem muito mais recursos projetados para integrar e envolver novos usuários.  

Na caixa de bate-papo do Ernie Bot, há uma lista interminável de sugestões de solicitações, como “Invente um nome para um bebê” e “Gerando um relatório de trabalho”. Há outra guia chamada “Discovery” (Descoberta) que exibe mais de 190 tópicos pré-selecionados, incluindo desafios gamificados (“Convencer o chefe de IA a aumentar meu salário”) e cenários de bate-papo personalizados (“Me elogie”). 

Parece-me que um grande desafio para as empresas chinesas de IA é que agora, com a aprovação do governo para se abrirem ao público, elas realmente precisam conquistar usuários e mantê-los interessados. Para muitas pessoas, os chatbots são uma novidade no momento. Mas essa novidade acabará se esgotando, e os aplicativos precisam garantir que as pessoas tenham outros motivos para permanecer. 

Uma coisa inteligente que a Baidu fez foi incluir uma guia para conteúdo gerado pelo usuário no aplicativo. No fórum da comunidade, posso ver as perguntas que outros usuários fizeram ao aplicativo, bem como as respostas em texto e imagem que receberam. Algumas delas são diretas e divertidas, enquanto outras são muito equivocadas, mas posso ver como isso inspira os usuários a tentarem inserir solicitações por conta própria e trabalhar para melhorar as respostas. 

Outro recurso que chamou minha atenção foram os esforços do Ernie Bot para introduzir a interpretação de papéis. 

Uma das principais categorias da página “Discovery” pede que o chatbot responda na voz de personagens pré-treinados, incluindo figuras históricas chinesas como o antigo imperador Qin Shi Huang, celebridades vivas como Elon Musk, personagens de anime e parceiros românticos imaginários. (Perguntei ao bot Musk quem ele era e ele respondeu: “Eu sou Elon Musk, uma pessoa apaixonada, focada, orientada para a ação, viciada em trabalho, caçadora de sonhos, irritável, arrogante, dura, teimosa, inteligente, sem emoções, altamente orientada para objetivos, altamente resistente ao estresse e que aprende rápido”). 

Devo dizer que eles não parecem ter sido muito bem treinados; “Qin Shi Huang” e “Elon Musk” fugiram do personagem muito rapidamente quando pedi que comentassem assuntos sérios, como a situação do desenvolvimento da IA na China. Eles apenas me deram respostas brandas, no estilo da Wikipédia.

Mas a persona mais popular — já usada por mais de 140.000 pessoas, de acordo com o aplicativo — é chamada de “a irmã mais velha atenciosa”. Quando perguntei a “ela” como era sua persona, ela respondeu que era gentil, madura e boa em ouvir os outros. Quando perguntei quem treinou sua persona, ela respondeu que foi treinada por “um grupo de especialistas em psicologia profissional e desenvolvedores de Inteligência Artificial” e “com base na análise de uma grande quantidade de linguagem e dados emocionais”. 

“Não responderei a uma pergunta de forma robótica como as IAs comuns, mas lhe darei um suporte mais atencioso, preocupando-me genuinamente com sua vida e suas necessidades emocionais”, ela também me disse. 

Percebi que as empresas chinesas de IA têm uma predileção especial por IA de suporte emocional. A Xiaoice, uma das primeiras assistentes de IA chinesas, ganhou fama ao permitir que os usuários personalizassem o parceiro romântico perfeito. E outra startup, a Timedomain, deixou um rastro de corações partidos este ano quando encerrou seu serviço de voz de namorado de IA. A Baidu parece estar preparando o Ernie Bot para o mesmo tipo de uso. 

Estarei observando o crescimento dessa fatia do espaço do chatbot com igual intriga e ansiedade. Para mim, essa é uma das possibilidades mais interessantes para os chatbots de IA. Mas isso é mais desafiador do que escrever código ou responder a problemas de matemática; é uma tarefa totalmente diferente pedir que eles ofereçam apoio emocional, ajam como humanos e permaneçam no personagem o tempo todo. E se as empresas conseguirem fazer isso, haverá mais riscos a serem considerados: o que acontecerá quando os humanos realmente criarem conexões emocionais profundas com a IA?  

Acompanhe a China

  1. O misterioso chip avançado no smartphone recém-lançado da Huawei gerou muitas perguntas e especulações sobre o progresso da China na tecnologia de fabricação de chips. (Washington Post $)

  

  1. O Meta derrubou a maior campanha de influência da mídia social chinesa até o momento, que incluía mais de 7.000 contas do Facebook que criticavam os EUA e outros adversários da China. Como suas antecessoras, a campanha não conseguiu atrair atenção. (New York Times $)

 

  1. Os legisladores dos EUA estão preocupados com a ideia de a China comprar terras agrícolas americanas para espionagem, mas os dados reais de compra de terras de 2022 mostram que pouquíssimos negócios foram feitos por entidades chinesas. (NBC News)

  

  1. Um funcionário do governo chinês foi condenado à prisão perpétua por acusações de corrupção, incluindo a fabricação de dados de consumo de eletricidade de uma empresa de mineração de Bitcoin. (Cointelegraph)

  

  1. Terry Gou, o bilionário fundador da Foxconn, está concorrendo como candidato independente nas eleições presidenciais de 2024 em Taiwan. (Associated Press)

 

  1. A expectativa de vida do cidadão chinês médio é agora 2,2 anos mais longa graças aos esforços da última década para limpar a poluição do ar. (CNN)

  

  1. A Sinopec, a maior empresa petrolífera chinesa, prevê que a demanda por gasolina na China atingirá o pico em 2023 devido ao aumento da demanda por veículos elétricos. (Bloomberg $)

  

  1. Golpistas chineses de sextorsão estão inundando as seções de comentários do Twitter e tornando o site quase inutilizável para falantes de chinês. (Rest of World)

Perdido na tradução 

O influenciador favorito das vovós chinesas acaba de ser banido das mídias sociais. “Xiucai”, um homem de 39 anos da cidade de Maozhou, postou centenas de vídeos no Douyin nos quais ele age de forma tímida no interior da China, flerta sutilmente com a câmera e faz sincronia labial com músicas antigas. Embora as gerações mais jovens achem esses vídeos dignos de constrangimento, sua aparência e estilo lhe renderam um grande número de seguidores entre as mulheres de meia-idade e idosas. Ele atraiu mais de 12 milhões de seguidores em pouco mais de dois anos, dos quais mais de 70% eram mulheres e quase metade tinha mais de 50 anos. Em maio, uma fã de 72 anos fez uma viagem solo de trem de 1.000 milhas até a cidade natal de Xiucai só para poder conhecê-lo na vida real. 

Mas na semana passada, sua conta foi repentinamente banida da Douyin, que disse que Xiucai havia violado algumas regras da plataforma. As autoridades fiscais locais em Maozhou disseram que ele foi denunciado por evasão fiscal, mas a investigação ainda não foi concluída, de acordo com a publicação chinesa National Business Daily. Seu desaparecimento fez com que mais jovens usuários de mídias sociais ficassem cientes de sua popularidade cult. À medida que as pessoas da geração de prata da China aprendem a usar as mídias sociais e até se tornam viciadas nelas, elas também se tornaram um alvo lucrativo para os criadores de conteúdo. 

Mais uma coisa 

Esqueça o chá de bolhas. A bebida mais badalada da China nesta semana é um café com leite misturado com baijiu, o potente licor chinês. Chamada de “latte com sabor de molho”, a invenção excêntrica é uma colaboração entre a Luckin Coffee, a maior cadeia de cafeterias da China, e a Kweichow Moutai, a marca de licor mais famosa da China. A notícia de seu lançamento iluminou as mídias sociais chinesas porque parece uma abominação absoluta, mas o próprio absurdo da ideia faz com que as pessoas queiram saber qual é o sabor real. Caros leitores da China, se vocês já experimentaram, podem me contar como foi? Eu preciso saber, por motivos de pesquisa. 

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