Inteligência Artificial é o motor para o futuro: sua marca está preparada?
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Inteligência Artificial é o motor para o futuro: sua marca está preparada?

Utilizar boas ferramentas de IA pode transportar a sua empresa direto para o futuro e fazer com que ela cresça exponencialmente em um curto período de tempo.

A tecnologia faz mais parte do nosso dia a dia do que a gente imagina. Seja por meio de assistentes virtuais, chatbots, segurança digital, compras ou pagamentos eletrônicos, a Inteligência Artificial está sempre marcando presença na maioria dos passos da nossa rotina. O que antes era visto como algo distante de ser feito, hoje já é possível vivenciar graças às inovações disponíveis, como experimentações de roupas e objetos de forma digital, itens impressos em 3D e até mesmo a realização de prova de vida, tudo online e na palma da nossa mão.

Com a capacidade da IA similar à humana, ela pode ser considerada, sem sombra de dúvidas, uma das maiores tendências de tecnologia para os próximos anos. Não à toa, muitas empresas, cientes da importância de sua implementação, passaram a investir, como mostra o levantamento realizado pela Morning Consult, que aponta que 40% das marcas brasileiras já implantaram Inteligência Artificial em algum processo de seus negócios.

A IA tem tudo para acelerar grandes processos de produção, além de otimizar tempo e minimizar falhas humanas, que é tudo o que as empresas de fato desejam e precisam. No marketing, por exemplo, fica cada vez mais perceptível o investimento das empresas em novas soluções, como com a adoção de assistentes virtuais para a interpretação de dados e no direcionamento das informações, que garantem campanhas e uma comunicação mais assertiva, já que é possível monitorar os materiais com a exatidão e velocidade que são fatores fundamentais quando falamos em relacionamento com o consumidor.

Quando você acessa a Netflix, por exemplo, as sugestões apresentadas não são as mesmas para você e para o seu irmão, mesmo tendo gostos parecidos. E sabe o motivo disso? A IA proporciona uma experiência única para o usuário, por meio de uma curadoria inteligente de conteúdo, realizada por um sistema de IA, é possível identificar todos os gostos e oferecer conteúdos similares.

O mesmo funciona para que as marcas identifiquem conteúdos parecidos para as pessoas, em seus sites, blogs e afins, ajudando a manter a navegação em suas páginas, além de contribuir para os resultados de SEO e a conexão com o público, claro.

Tudo isso já é muito incrível, mas que tal apostar em estratégias para trazer de volta aqueles usuários que já visitaram o site da sua marca em algum momento? Com o retargeting e seu sistema de IA, é possível compreender o comportamento e os tipos de interesses de cada pessoa. Assim, os anúncios poderão aparecer para aquele usuário de maneira adequada, atendendo às suas necessidades quando ele mais precisa.

Agora indo um pouco mais além, você algum dia pensou em uma inteligência capaz de identificar até os nossos sentimentos? Isso já é mais real do que você possa imaginar. A tecnologia está sendo trabalhada para captar os sinais do corpo humano, além de decifrar as emoções envolvidas entre as marcas e seus consumidores. O Google Glass pode representar claramente este exemplo. Com a sua utilização ligada a um aplicativo, crianças com autismo conseguiram avanços em suas habilidades sociais, onde foi possível ler as expressões e gamificar as interações, com o intuito de melhorar sua capacidade para decifrar as emoções transmitidas pelas expressões faciais das pessoas.

A verdade é que o mundo está mudando com uma rapidez nunca vista antes, o consumidor, então, nem se fala, seus objetivos e preferências ao realizar suas compras mudaram drasticamente. Sendo assim, por que deveríamos usar as mesmas fórmulas de vendas?

Não faz nenhum sentido, certo?!

O uso da IA no marketing possibilita tornar indicativos emocionais e informações comportamentais em matéria-prima para a criatividade, já que tudo pode ser metrificado e utilizado em ações mais personalizadas para atingir o público. Não por acaso, muitos profissionais de marketing já entenderam a importância de se investir nessas inovações.

Segundo o Gartner, 63% dos líderes de marketing digital estão focados em construir experiências mais personalizadas com as expectativas de seus clientes, e grande parte dos entrevistados afirma estar utilizando algoritmos de IA e deep learning para endereçar essa necessidade. Isso é simplesmente incrível porque mostra que as marcas já entenderam que é preciso mudar e sair da velha escola de marketing e, mais do que isso, que a IA pode ser uma grande aliada.

Mas como as marcas podem de fato explorar a Inteligência Artificial?

O mais incrível dessas tecnologias é a possibilidade que os grandes softwares disponibilizam para as marcas explorarem os algoritmos personalizados, como os exemplos que citei acima, e assim, estudarem dados importantes sobre os clientes, como localização, hábitos, motivação de compra e necessidades diárias. Porque essa é a grande sacada hoje, quanto mais você conhece o seu consumidor, mais sucesso seu negócio vai ter, sem sombra de dúvida. Com a identificação das suas dores, é possível trabalhar para entregar as soluções necessárias, assim como campanhas mais focadas, que superem as expectativas do cliente. E não é justamente isso que qualquer pessoa quer e espera?

Cada dia mais vemos as marcas se movimentando para proporcionar aos seus clientes uma experiência imbatível e a principal aliada nesse caminho tem sido a IA. Um ótimo exemplo disso é a Adidas, que passou a sugerir combinações de roupas em seu e-commerce nos Estados Unidos com base na busca dos clientes por um produto individual. Com a análise dos dados, a empresa entende mais as preferências do consumidor e mostra todas as opções disponíveis para a composição, sem ele precisar pesquisar, tornando a comunicação cada vez mais personalizada. A implementação ajudou, inclusive, no aumento do número de vendas da Adidas. Isso é tão incrível que parece mágica, mas é apenas a tecnologia trabalhando a favor das marcas.

É claro que devemos entender bem o cenário que a nossa companhia se encontra e quais as suas necessidades atuais antes de qualquer investimento. Precisamos sempre lembrar antes de mais nada, que as empresas devem focar em campanhas voltadas para a sua comunidade e pensar em como atingir o seu público de maneira arrebatadora. Afinal, de nada vale investir milhares de dólares em uma tecnologia super inovadora se ela não for útil para o seu tipo de negócio.

Para isso, é fundamental realizar ações baseadas em dados robustos por meio das ferramentas disponíveis, analisá-los e usá-los a seu favor. E olha aí a IA brilhando mais uma vez! Afinal, dados são na verdade a grande sacada quando falamos a respeito da relação das marcas com seus consumidores.

E o que o futuro nos reserva?

Na velocidade com que tudo vem acontecendo é difícil imaginar o que vai acontecer nos próximos 10 anos, mas o que sabemos com certeza é que a tecnologia vai estar cada vez mais presente. Um levantamento realizado pela Accenture mostra que nos próximos 15 anos a IA nas organizações será responsável pelo aumento de 40% da produtividade, o que é indiscutível, pois podemos perceber dia após dia os seus benefícios.

Tudo isso nos mostra que a utilização de Inteligência Artificial pode ser um dos caminhos mais rápidos para se ter sucesso. Na verdade, pensando bem, é o único caminho. Até porque, ela consegue realizar em segundos, coisas que o ser humano levaria décadas para fazer.

E, ao contrário do que muitos pensam, a adoção de tecnologia não substitui o ser humano. Ainda que a gente tenha ferramentas excelentes que nos ajudam em diversos processos, nenhuma delas substitui a criatividade humana. Na verdade, a tecnologia veio para ser uma grande aliada na criação de ações cada vez mais inovadoras.

O fato é que o mundo mudou, o consumidor mudou mais ainda e o marketing segue em constante evolução. Assim, à medida que as marcas se atualizam é essencial que profissionais do setor estejam atentos às transformações para conseguirem se destacar. E o papel das empresas é dar cada vez mais suporte para suas equipes, investindo em especializações para que seus colaboradores possam ter a expertise necessária para explorarem profundamente essas inovações.

Se adaptar às demandas da comunidade, oferecendo produtos e serviços de maneira ágil, sem perder o foco nas novidades e tendências do mercado é indispensável para o crescimento de qualquer marca. Toda empresa, de qualquer tamanho, precisa se atualizar para estar à frente, não há outra saída. Nesse caso, investir em tecnologia deixou de ser uma opção para se tornar questão de sobrevivência. Parece clichê, mas é a mais pura verdade. Utilizar boas ferramentas de IA pode transportar a sua empresa direto para o futuro e fazer com que ela cresça exponencialmente em um curto período de tempo. Então, o que você está esperando?


Este artigo foi produzido por Rapha Avellar, fundador e CEO da Adventures, e colunista da MIT Technology Review Brasil.

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