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O termo “cidades inteligentes” surgiu como uma estratégia de marketing para grandes fornecedores de TI. Hoje, é sinônimo de usos urbanos de tecnologia, particularmente as avançadas e emergentes. Mas as cidades são mais do que 5G, big data, veículos autônomos e Inteligência Artificial. Elas são motores cruciais de oportunidade, prosperidade e progresso. Elas recebem os deslocados por guerras e crises e geram 80% do PIB global. Mais de 68% da população mundial viverá em cidades até 2050 – 2,5 bilhões de pessoas a mais do que agora. E com mais de 90% das áreas urbanas localizadas no litoral, as cidades estão na linha de frente das mudanças climáticas.
O foco na construção de “cidades inteligentes” corre o risco de transformar cidades em projetos de tecnologia. Falamos de “usuários” em vez de pessoas. Números mensais e “ativos diários” em vez de residentes. Partes interessadas e assinantes em vez de cidadãos. Isso também aposta em uma abordagem transacional – e limitante – para a melhoria da cidade, com foco em retornos imediatos sobre o investimento ou realizações que podem ser destiladas em KPIs.
Cidades verdadeiramente inteligentes reconhecem a ambiguidade de vidas e meios de subsistência e são impulsionadas por resultados além da implementação de “soluções”. Elas são definidas pelos talentos, relacionamentos e senso de propriedade de seus moradores – não pela tecnologia que é implantada lá.
Esse conceito mais amplo do que é uma cidade inteligente abrange uma extensa gama de inovações urbanas. Singapura, que está explorando abordagens de alta tecnologia, como entregas por drones e modelagem de realidade virtual, é um tipo de cidade inteligente. Curitiba, no Brasil, pioneira do sistema ônibus de trânsito rápido, é outra. Harare, a capital do Zimbábue, com seu shopping center com resfriamento passivo projetado em 1996, é uma cidade inteligente, assim como as “cidades esponja” em toda a China que usam soluções focadas na natureza para gerenciar chuvas e inundações.
Onde a tecnologia pode desempenhar um papel, ela deve ser aplicada de forma ponderada e holística, levando em consideração as necessidades, realidades e aspirações dos moradores da cidade. A Cidade da Guatemala, em colaboração com nossa equipe do escritório nacional do Programa de Desenvolvimento da ONU (PNUD), está usando essa abordagem para melhorar a forma como a infraestrutura da cidade – incluindo parques e iluminação – é gerenciada. A cidade está padronizando materiais e projetos para reduzir custos e mão de obra e simplificando os processos de aprovação e alocação para aumentar a velocidade e a qualidade dos reparos e manutenção. Tudo é impulsionado pelas necessidades de seus cidadãos. Em outras partes da América Latina, as cidades estão indo além das variáveis quantitativas para levar em conta o bem-estar e outros resultados diferenciados.
Em seu livro de 1961 Morte e Vida de Grandes Cidades, Jane Jacobs, a urbanista americana pioneira, discutiu a importância das calçadas. No contexto da cidade, elas são condutoras de aventura, interação social e encontros inesperados – o que Jacobs chamou de “ballet de calçada”. Assim como as calçadas literais são cruciais para a experiência urbana, a ideia maior de conexão entre os elementos também é.
Cidades verdadeiramente inteligentes reconhecem a ambiguidade de vidas e meios de subsistência e são impulsionadas por resultados além da implementação de “soluções”.
No entanto, muitas vezes vemos “cidades inteligentes” focadas em implantações discretas de tecnologia, em vez desse tecido conjuntivo. Acabamos com cidades definidas por “casos de uso” ou “plataformas”. Em termos práticos, a ideia de uma cidade centrada em tecnologia está conceitual, financeira e logisticamente fora do alcance de muitos lugares. Isso pode levar autoridades e inovadores a descartar o potencial real e substancial das cidades de reduzir a pobreza e, ao mesmo tempo, aumentar a inclusão e a sustentabilidade.
Em nosso trabalho no PNUD, focamos na interação entre os diferentes componentes de uma cidade verdadeiramente inteligente: a comunidade, o governo local e o setor privado. Também exploramos os diferentes ativos disponibilizados por essa definição mais ampla: inovações de alta tecnologia, sim, mas também inovações de baixo custo, baixa tecnologia e soluções baseadas na natureza. Big data, mas também os detalhes qualitativos e mais ricos por trás dos pontos de dados. As conexões e “calçadas” – não apenas os casos de uso ou programas piloto. Vemos nosso trabalho como uma tentativa de começar a redefinir cidades inteligentes e aumentar o tamanho, o escopo e a utilidade do nosso kit de ferramentas de desenvolvimento urbano.
Continuamos a explorar como a tecnologia digital pode melhorar as cidades. Por exemplo, estamos colaborando com as principais plataformas de comércio eletrônico em toda a África que estão transformando a prestação de serviços urbanos. Mas também estamos moldando este kit de ferramentas mais amplo para enfrentar os impactos urbanos das mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição.
A iniciativa UrbanShift, liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com o PNUD e muitos outros, está trabalhando com cidades para promover soluções baseadas na natureza, transporte público de baixo carbono, zonas de baixa emissão, gestão integrada de resíduos e muito mais. Essa abordagem se concentra não apenas na implementação, mas também em políticas e guias. O Manual de Inovações Urbanas Inteligentes do PNUD visa ajudar os formuladores de políticas e inovadores urbanos a explorar como eles podem incorporar a “inteligência” em qualquer cidade.
Nosso trabalho nas Nações Unidas é impulsionado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17 metas globais essenciais, ambiciosas e urgentes que visam moldar um mundo melhor até 2030. Cidades verdadeiramente inteligentes desempenhariam um papel no cumprimento de todos os 17 ODS, desde o combate à pobreza e desigualdade para proteger e melhorar a biodiversidade.
Coordenar e implementar os complexos esforços necessários para atingir esses objetivos é muito mais difícil do que implantar o aplicativo mais recente ou instalar outra peça de mobiliário urbano inteligente. Mas devemos ir além dos argumentos de vendas e explorar como nossas cidades podem ser verdadeiras plataformas para o desenvolvimento inclusivo e sustentável, além dos termos tecnológicos. O bem-estar dos bilhões que moram nas cidades do mundo depende disso.