Os pianos de concerto mais famosos do mundo receberam uma grande atualização tecnológica
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Os pianos de concerto mais famosos do mundo receberam uma grande atualização tecnológica

Os pianos Spirio da Steinway permitem que você experimente apresentações de virtuosos do piano em sua sala de estar.

Em um showroom em um subúrbio de Boston, Patrick Elisha sentou-se e começou a tocar os primeiros compassos do Concerto para piano nº 2 de Rachmaninoff para demonstrar porque esses instrumentos de cauda da Steinway & Sons são celebrados em salas de concerto em todo o mundo.

Os Steinways são instrumentos meticulosamente trabalhados: são necessários cerca de 250 trabalhadores por ano para montar as 12 mil peças individuais de cada piano de cauda. Tudo, desde os aros curvados à mão (feitos de mais de uma dúzia de camadas de bordo de rocha, cada uma aquecida e moldada para formar as curvas clássicas de um piano de cauda) até os pequenos rolos de feltro na ação do piano (que ajudam a ditar quanta pressão é necessária para tocar uma nota individual), é trabalhado para produzir tons claros e ressonantes que variam desde os sinos pianissimo que abrem o concerto até os estrondosos acordes fortissimo que parecem surgir das profundezas nos oito compassos seguintes.

Elisha, que dirige a divisão de educação da M. Steinert & Sons, a mais antiga revendedora Steinway do mundo, é um pianista e compositor premiado — mas eu queria ouvir como o piano lidaria com um virtuoso como Lang Lang tocando, por exemplo, “We Don’t Talk About Bruno“, o sucesso de Lin-Manuel Miranda no filme Encanto, da Disney.

STEINWAY

Sem problemas: Elisha gravou um vídeo de Lang se apresentando no Steinway Hall de Nova York em uma TV. Quando ele apertou play no vídeo, tudo o que Lang tocou foi reproduzido com perfeição no piano à minha frente. Quando a mão direita de Lang subiu no teclado para produzir o floreio de abertura no vídeo “Bruno”, as teclas do piano na sala onde eu estava foram pressionadas exatamente com a mesma velocidade durante exatamente o mesmo intervalo.

Percebi que essa era a primeira vez que eu ouvia uma gravação realmente sem perdas. Acusticamente, eu estava recebendo o equivalente a um concerto particular de um dos mais famosos pianistas vivos, cortesia do Spirio da Steinway. É uma versão totalmente moderna do piano mecânico — um dispositivo, popular no início do século XX, que usava rolos de papel com furos para tocar músicas específicas, sem a necessidade de um pianista.

Aproximadamente metade de todos os novos Steinways vendidos no ano passado incluía a tecnologia Spirio, que acrescenta entre US$ 29 mil e US$ 48 mil ao que já é um instrumento de US$ 150 mil. A mais recente adição à linha é o Spirio | r, que possui tecnologia de gravação, edição e reprodução. Um pianista que esteja aprendendo uma nova peça pode tocá-la, gravar o esforço e, em seguida, basicamente assistir ao piano tocá-la de volta — o que possibilita captar nuances de tempo e timbre que podem ser mais difíceis de discernir apenas com uma gravação de áudio.

O Spirio, lançado em 2015, acrescentou um conjunto totalmente novo de desafios de engenharia ao que já era um dos instrumentos mais deliberadamente construídos da história. Antes de chegar ao mercado, a Steinway teve que garantir que a tecnologia do Spirio fosse, como diz Elisha, “não parasitária”. Em outras palavras, adicionar sensores de pressão e qualquer outra coisa que pudesse causar atrito entre o músico e o instrumento era proibido; alterar a sensação de alguma forma destruiria o que faz de um Steinway um Steinway.

Em vez disso, as performances são gravadas por dezenas de sensores ópticos em escala de cinza montados atrás do teclado que calculam a velocidade com que os martelos atingem as cordas do piano sempre que qualquer uma das 88 teclas é pressionada. (Os sensores têm 1.020 níveis de sensibilidade e podem fazer 800 medições por segundo.) Um conjunto diferente de sensores sob o piano mede os abafadores guiados pelo pedal; a reprodução tanto das teclas quanto dos pedais é controlada por êmbolos solenoides.

Cada Spirio vem com um iPad dedicado; com alguns toques, os usuários do Spirio podem editar suas performances de um número quase infinito de maneiras. Tudo, desde notas individuais até acordes inteiros, pode ser apagado ou transposto, alongado ou encurtado, mais alto ou mais baixo — se você puder imaginar, poderá ouvir como soará quando for reproduzido para você.

Mas é a biblioteca do Spirio, constantemente atualizada, que atualmente inclui mais de 4 mil gravações e mais de 100 vídeos, que realmente faz deste um instrumento como nenhum outro. A maioria dessas apresentações é capturada ao vivo, mas a Steinway também emprega musicólogos que recriam gravações de arquivo. (Programar um minuto de música de arquivo normalmente leva de 40 a 60 horas). Thelonious Monk morreu quando eu tinha nove anos de idade, mas graças ao Spirio pude fechar os olhos e ouvir como teria sido se eu estivesse na sala com ele quando tocou a música homônima “Thelonious” em um estúdio de televisão de Paris antes de eu nascer

Seth Mnookin é ex-crítico de música e diretor do programa de mestrado em jornalismo científico do MIT.

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