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Assim como diversos outros setores, a área de Recursos Humanos passou por diferentes fases ao longo dos anos. No início, o setor tinha um caráter puramente operacional, focado em atividades burocráticas e padronizadas. A partir dos anos 2000, as empresas passaram a investir em um RH mais estratégico, em que o desenvolvimento individual e coletivo dos funcionários também passou a ser considerado dentre as atribuições da área.
Agora, o RH passa a assumir um perfil mais analítico, baseado em dados. Essa mudança ainda caminha a passos curtos, mas tem o potencial de gerar um impacto significativo no contexto organizacional como um todo.
De acordo com a consultoria de recrutamento Robert Half, 84% dos recrutadores acreditam que contratar profissionais qualificados atualmente é difícil ou muito difícil. Isso se deve, em grande parte, à dificuldade de selecionar profissionais com perfis atraentes. Apesar desse cenário, um relatório do Linkedin aponta que a qualidade das contratações será uma prioridade nas estratégias de recrutamento.
Outras pesquisas apontam que quase 90% dos recrutadores atualmente utilizam o Linkedin em processos de recrutamento e seleção. Mas e se os dados disponibilizados na rede social e outros bancos de dados disponíveis online pudessem ser usados de forma mais otimizada?
O uso de inteligência de dados nos processos de recrutamento e seleção pode contribuir (e muito) na busca pelo profissional ideal para uma vaga. Por meio de softwares de inteligência de dados é possível, por exemplo, analisar grandes volumes de informações de forma automatizada, destacando habilidades, experiências e qualificações relevantes. Além disso, algoritmos podem ser usados para realizar a triagem inicial de candidatos, poupando tempo dos recrutadores.
Essas ferramentas também auxiliam na hora de realizar o cruzamento das informações fornecidas pelos candidatos com dados disponíveis em outras plataformas online, como o Linkedin, fornecendo insights adicionais.
“Empresas e profissionais prosperam mais quando as expectativas dos lados são atendidas e a tecnologia pode ser uma grande aliada dos departamentos pessoais, contribuindo não somente com ganhos de eficiência, mas principalmente na assertividade das contratações. Isso ajuda a reduzir custos, burocracias e taxas de turnover das empresas”, destacou Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data.
Um estudo da Deloitte realizado em 2020, por exemplo, mapeou que o uso de inteligência de dados nos processos de recrutamento melhora em 18% a eficácia da seleção. Além disso, reduz em 15% o tempo de preenchimento das vagas.
Software de inteligência de dados otimiza processos do setor de RH
A Zoox Smart Data, empresa brasileira de Data & Analytics, busca, por meio da ferramenta Zoox Eye, maximizar a eficiência das áreas de RH. Adaptada para diversos idiomas, incluindo Inglês, Português, Espanhol e Francês, a plataforma reúne em um só lugar dados essenciais sobre os candidatos.
Ou seja, o software é capaz de reunir, de forma estruturada, informações como e-mails pessoais, telefones, endereço, histórico profissional, certificações, nível de senioridade, experiência, além de detalhes das empresas nas quais o profissional trabalhou, como quantidade de funcionários, segmento, lista societária e faturamento.
Com essa gama de informações profissionais sobre um candidato à disposição, as empresas garantem a possibilidade de trabalhar a checagem de informações de forma mais fácil, rápida e segura.
Conforme explicou o diretor de produto e CDO da Zoox, André Miguel, além dos ganhos de eficiência nos processos de contratação, o software proporciona uma combinação de informações das bases de dados da Receita Federal e do LinkedIn para que os recrutadores tenham ainda mais capacidade para analisar qual é o perfil ideal para a vaga que procuram.
Gestão e governança dos dados
Diferentemente de outras opções do mercado, o propósito da solução é organizar de forma fácil todos os dados, simplificando o trabalho dos profissionais de RH.
“A solução oferece aos clientes informações abrangentes, coletadas de diversas fontes de dados. Durante o processo de contratação, discute-se detalhadamente como o cliente utilizará, de forma eficaz, a plataforma. Além disso, os clientes passam por um treinamento completo de capacitação para o uso otimizado desses dados”, explica André Miguel.
Mariana Versiani, gerente de Gente e Gestão na Zoox, explica que por meio desse cruzamento de dados feito a partir de informações já disponíveis online, é possível ter acesso a informações que não estão facilmente disponíveis no Linkedin, por exemplo.
“O tempo de hunting foi reduzido em 50%, pois o time de RH agora tem acesso direto ao e-mail e telefone dos candidatos, informações que nem sempre estão disponíveis no LinkedIn. Além disso, nem todos os profissionais atualizam seus dados no LinkedIn ou verificam inbox com frequência. A plataforma facilita bastante neste sentido, ao proporcionar grande celeridade no contato com os candidatos, permitindo acioná-los diretamente por e-mail, WhatsApp ou telefone.”
Outra vantagem é a possibilidade de personalização da trilha de recrutamento. “Podemos proporcionar uma experiência personalizada ao candidato ao longo do processo seletivo, o que é essencial. A ferramenta permite a criação de mensagens personalizadas, envio de WhatsApp e uma comunicação eficiente. Este é um aspecto crucial que a ferramenta viabiliza.”
Mariana também destaca que a ferramenta apresenta descrições e qualificações baseadas no que o próprio usuário apresenta. Os dados utilizados já estão disponíveis na internet em algum banco de dados e a Zoox consegue capturar, centralizar e disponibilizar na plataforma.
Rafael de Albuquerque ressalta, ainda, o programa de governança em privacidade da empresa, cujo intuito é assegurar a proteção dos dados dos consumidores, conforme as diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), “não só para cumprir aspectos legais, mas também para estreitar o relacionamento com clientes”.
O papel da Inteligência Artificial nesse contexto
O uso eficiente de inteligência de dados nos processos de recrutamento e seleção também abre espaço para que outras soluções proporcionem benefícios que vão desde a automação de tarefas, como triagem de currículos, agendamento de entrevistas e gerenciamento de documentos, até a melhoria da experiência do colaborador.
Esse é o caso das soluções de IA, por exemplo, que podem ser usadas para analisar grandes volumes de dados, identificar padrões e tendências, ajudar a prever comportamentos futuros e mapear ações necessárias para melhorar o ambiente de trabalho e a retenção de talentos.
De acordo com o relatório divulgado pelo Linkedin, já citado no início deste artigo, apenas 27% dos profissionais de RH têm utilizado ou testado ferramentas de IA generativa nos processos de contratação. Apesar disso, há um otimismo crescente em relação ao que essas soluções podem oferecer. Do total de entrevistados, 62% têm boas expectativas em relação ao que essas soluções podem oferecer.
Mais da metade (57%) concordam que a IA generativa garante mais agilidade/facilidade na criação das descrições das vagas; 45% acreditam que a automação de tarefas proporciona mais tempo livre para que se dediquem a tarefas prioritárias; 41% enxergam aumento em produtividade; e 35% acham que o engajamento no contato com os candidatos aumentou.
As principais vantagens da tecnologia para este segmento estão relacionadas à possibilidade de simplificar tarefas de recrutamento e a aumentar a produtividade. Dessa forma, os profissionais do setor têm a possibilidade de se concentrar em tarefas mais importantes e que exigem mais de suas habilidades, como a interação com os candidatos.
Outro ponto positivo, no qual a ferramenta Zoox Eye também atua como aliada, é o potencial de reduzir vieses inconscientes nos processos de recrutamento e seleção, promovendo a construção de equipes mais diversificadas e inclusivas. “A plataforma traz dados exclusivamente relacionados às competências e qualificações de cada candidato, fazendo o cruzamento com os requisitos necessários para a vaga. Dessa forma conseguimos encontrar o perfil ideal para cada posição de forma mais eficiente”, destacou a gerente de Gente e Gestão da Zoox.