Se você quer saber para onde a IA está indo, o Google I/O deste ano tem tudo para você. A mostra anual da empresa de produtos de próxima geração tem todo o glamour, vídeos empolgantes e participações de celebridades que você espera de um evento de marketing multimilionário.
Mas também nos mostra o quão rápido essa tecnologia ainda experimental está sendo incorporada em uma linha de produtos desenhada para vender celulares e planos de assinatura. Nunca antes vi essa coisa que chamamos de Inteligência Artificial parecer tão normal.
Sim, a lista de produtos para consumidores do Google é a mais sofisticada disponível. A empresa está reunindo a maioria de seus modelos multimodais no app Gemini, incluindo o novo gerador de imagens Imagen 4 e o novo gerador de vídeos Veo 3. Isso significa que agora você pode acessar toda a gama de modelos generativos do Google por meio de um único chatbot. Também foi anunciado o Gemini Live, um recurso que permite compartilhar a tela do seu celular ou a visão da câmera com o chatbot e perguntar sobre o que ele está vendo.
Esses recursos antes só apareciam em demonstrações do Project Astra, um “assistente de IA universal” que o Google DeepMind está desenvolvendo. Agora, o Google está avançando para colocar o Project Astra nas mãos de qualquer pessoa com um smartphone.
O Google também está lançando o AI Mode, uma interface para busca alimentada por LLM. Agora, ele pode integrar informações pessoais do Gmail ou Google Docs para personalizar as buscas para cada usuário. Incluirá o Deep Search, que divide uma consulta em centenas de buscas individuais e depois resume os resultados; uma versão do Project Mariner, o agente que usa navegador do Google DeepMind; e o Search Live, que permite apontar a câmera e perguntar o que está vendo.
Este é a nova fronteira. Não se trata mais de quem tem os modelos mais poderosos, mas de quem consegue transformá-los nos melhores produtos. O ChatGPT da OpenAI inclui muitos recursos similares ao Gemini. Mas com seu ecossistema existente de serviços para consumidores e bilhões de usuários, o Google tem uma vantagem clara. Usuários avançados que quiserem acesso às versões mais recentes de tudo que foi apresentado podem agora assinar o Google AI Ultra por US$ 250 por mês.
Quando a OpenAI lançou o ChatGPT no final de 2022, o Google foi pego desprevenido e teve que acelerar para alcançar o concorrente. Com a linha de produtos deste ano, parece que o Google acertou em cheio.
Em uma chamada prévia, o CEO Sundar Pichai afirmou que o AI Overviews, precursor do AI Mode que gera resumos de resultados de busca com LLM, se mostrou popular com centenas de milhões de usuários. Ele especulou que muitos deles talvez nem saibam (ou se importem) que estão usando IA — era só uma forma nova e legal de fazer buscas. O Google I/O oferece uma visão mais ampla desse futuro, onde a IA é invisível.
“Mais inteligência disponível, para todos, em qualquer lugar,” disse Pichai ao público. Acho que esperamos nos maravilhar. Mas ao colocar IA em tudo, o Google está transformando a IA numa tecnologia que não vamos notar e talvez nem nos dê vontade de nomear.