“A IA só ameaça empregos para quem não sabe como usá-la”, diz Nicole Baer no EmTech Brasil
EmTech Brasil

“A IA só ameaça empregos para quem não sabe como usá-la”, diz Nicole Baer no EmTech Brasil

A CMO da Carta, Nicole Baer, foi a primeira a palestrar no EmTech Brasil nesta segunda-feira (29). No painel “Recalibrando o Valor dos Negócios na Era da IA”, Baer explicou como estar à frente das inovações se tornou essencial nos últimos anos. Enquanto algumas empresas ainda trabalham em testes e estão se acostumando com a Inteligência Artificial, outras já entenderam exatamente como agregar valor para as empresas a partir dessas ferramentas.

“O risco é não fazer nada”, avaliou, quando questionada sobre como o papel dos CMOs mudaram com o uso da Inteligência Artificial. Para Baer, é importante entender que o uso das ferramentas vai para além da rapidez ou do aumento da eficiência nos processos internos de uma companhia. “É preciso entender o propósito de usar a IA. Ir além, alavancar, não só analisar. Inteligência Artificial não é mágica”, disse.

A IA da Carta foi lançada em 2018. De lá para cá, segundo Baer, mais de 80% das empresas unicórnios — aquelas startups privada com avaliação de mercado superior a US$ 1 bilhão — já usam a tecnologia. São quatro tipos diferentes de IA, cada um com uma finalidade diferente, como antecipação de erros e produção de insights.

Apesar de afirmar que o futuro já está acontecendo e o uso da IA já é uma realidade, Baer acredita que ainda vai acontecer globalmente um pico de como utilizar e entender a Inteligência Artificial. Hoje, segundo Baer, ainda existem poucas empresas inserindo a IA no dia a dia — mas as que estão investindo, já entenderam a importância e investem pesado. E podem sair na frente.

“É importante sair na frente porque, em algum tempo, nós não teremos divisão de empresas com ou sem IA. Tudo vai ter IA”, avalia, pensando em um cenário nos próximos 3 ou 5 anos. “Falando como marqueteira, teremos um mundo completamente diferente”, finalizou.

Além da importância da implementação da Inteligência Artificial, a CMO da Carta também destacou que, com as novas tecnologias, novas responsabilidades aparecem. Para ela, é importante que as empresas entendam a necessidade da transparência e de comunicar aos clientes e ao mundo como os dados são utilizados com a IA.

Último vídeo

Nossos tópicos