Transformação Digital no setor de beleza: reinvenção a partir da tecnologia
Inovação

Transformação Digital no setor de beleza: reinvenção a partir da tecnologia

Segmento tem absorvido o que há de mais inovador para automatizar processos, acompanhar hábitos de consumo e entregar valor ao público-alvo

O segmento de beleza tem mudado muito nos últimos tempos, adotando inovações em seus processos e por isso tem tido resultados importantes em seus negócios. Isso vem acontecendo principalmente depois da Covid-19, que obrigou muitas áreas a se reinventar para continuar operando e aplicar o conceito de Transformação Digital nas operações.   

Outro motivo que tem influenciado essas mudanças é o fato de que as pessoas passaram a se preocupar muito mais com a saúde e a higiene durante o período de pandemia e isso impactou diretamente o crescimento das marcas atuantes nesse mercado. Isso se deve ao aumento do número de lançamentos de produtos, novos serviços, desenvolvimento de soluções tecnológicas e o interesse cada vez maior em conhecer itens que ajudam no bem-estar e autoestima.    

De acordo com um estudo feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor registrou um aumento de 6,5% nas vendas no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o ano anterior. Já Higiene Pessoal (3,5%), Perfumaria (8,9%) e Cosméticos (3,6%) tiveram alta no mesmo período.    

Diante da alta procura, as franquias também têm alcançado números positivos. De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse nicho faturou aproximadamente R$ 39 bilhões em 2021 – 11,2% a mais que o ano anterior. Com relação ao número de unidades abertas, a categoria atingiu 30 mil estabelecimentos no Brasil, o que representa um aumento de 10,5% em comparação com 2020.  

Agora se considerarmos as lojas virtuais, os dados são ainda melhores. Segundo um relatório feito pela Neotrust, a categoria de beleza, perfumaria e saúde ocupou a segunda colocação no ranking com o maior volume de vendas no ambiente online em 2020 e 2021. Somente no primeiro trimestre de 2021, ela contabilizou cerca de 15,2% do total de pedidos, ficando atrás de moda e acessórios, com 16,6%. De acordo com o Google, o cuidado com os cabelos e com a pele passou a ser prioridade para as pessoas nesse período, representando um total de 39% e 37%, respectivamente.  

Isso se deu principalmente devido ao fato de que os salões de beleza foram obrigados a fecharem as suas portas e com o distanciamento social, as pessoas se viram obrigadas a fazer essas práticas sozinhas e ter mais autonomia para se cuidar, interferindo diretamente na comercialização desses itens no ambiente digital.   

Atrelado a esse crescimento também podemos destacar a performance dos influenciadores digitais atualmente. De acordo com um estudo feito pela CupomValido.com.br com dados da Statista e HootSuite, o Brasil é o país onde o papel dos influenciadores digitais tem maior relevância na hora de finalizar uma compra pelos canais digitais, ocupando assim a primeira colocação no ranking. Com isso, a pesquisa aponta que 43% dos indivíduos já adquiriram um produto ou serviço depois de acessarem conteúdos publicados por eles. O levantamento aponta que 70% da população brasileira gastam mais de três horas diárias nas plataformas digitais, como Youtube, WhatsApp, Facebook, Instaram e Twitter, ocupando o terceiro lugar no ranking geral. 

Por isso, as marcas têm apostado cada vez mais nessa estratégia para atingirem seu público-alvo, é o que mostra os dados da Influencer Marketing Hub. Segundo a pesquisa, o investimento global em marketing de influência teve um crescimento de 711% entre os anos de 2016 e 2021, passando de US$ 1,7 bilhão para US$ 13,8 bilhões. O aumento do uso das redes sociais em 2022 foi determinante para que houvesse um crescimento de 18,8% no investimento publicitário no mercado de influência.   

Mas, para que elas consigam acompanhar essas tendências e ter sucesso nos canais digitais é necessário definir o perfil do público-alvo, pois para cada um deles há um canal de comunicação mais adequado e assertivo; aposte em uma embalagem chamativa, com design bonito e moderno que vá atrair a atenção deles e se destacar perante os seus concorrentes. Além disso, é muito importante contar com uma loja virtual com navegação intuitiva e fácil acesso às informações, e é fundamental que as companhias adotem a estratégia de omnichannel, principalmente em um segmento muito visual em que as pessoas sentem a necessidade de testar os produtos antes de adquiri-lo, mas também optam em comprar no ambiente online.   

Dessa forma, as empresas que atuam nesse nicho têm utilizado de tecnologias altamente inovadoras para entender o comportamento de consumo e entregar os produtos mais adequados para cada pessoa, a partir dos seus hábitos ou soluções que vão trazer uma experiência diferenciada e única para os seus clientes, como o CRM, metaverso, realidade virtual, NFT, web 3.0, Inteligência Artificial, entre outros.  

De acordo com o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo, estudo elaborado pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, o setor de beleza e cosméticos é uma das áreas que mais investem em ferramentas de CRM com o objetivo de melhorar a gestão de vendas e intensificar o relacionamento com eles. Isso porque ela traz benefícios a curto, médio e longo prazo para as instituições envolvidas, pois essa estratégia está atrelada a fidelização dos consumidores.  

Considerando a ótica da tecnologia, podemos trazer alguns exemplos de marcas que vêm adotando inovações disruptivas e mudando esse mercado e instituições de pesquisa já vêm trazendo dados relevantes sobre o assunto. De acordo com levantamento feito pela Wunderman Thompson, 80% dos entrevistados acreditam que o metaverso vai impactar positivamente a indústria da beleza e 76% das pessoas participantes disseram que esperam que os avatares criados tragam criatividade e individualidade que não ocorrem no ambiente físico.  

Mas ainda as empresas estão testando essas novas soluções, por isso a aplicabilidade delas ainda é um pouco mais embrionária, mas nos próximos anos, ela estará presente em todas as estratégias de marketing, já ela oferece um ambiente dinâmico. Ela poderá ser utilizada em testes virtuais, showrooms digitais e pop-ups permitindo com que os consumidores consigam explorar cada vez mais os itens de maquiagem e se conectar com as marcas de qualquer região.     

Já a tecnologia de NFT já vem sendo aplicada em negócios como Clinique, Elf Cosmetics, Nars, YSL Beauté da L´Oreal, a influenciadora digital Boca Rosa entre outros. Outro exemplo de aplicação da transformação digital nos seus processos é o Grupo O Boticário. Para isso, a companhia investiu na omnicanalidade, por meio da qual as pessoas podem adquirir nos ambientes digitais, mas com interferência das lojas físicas.  Isso fez com que a empresa aumentasse a equipe, passando de 200 para 2 mil funcionários nos últimos três anos.  

Uma das principais inovações utilizadas está relacionada a personalização de produtos para determinados públicos. Por meio da Inteligência Artificial, a marca consegue direcionar os itens de estoque de acordo com o interesse de cada cliente no e-commerce, aumentando assim as chances de fidelização e melhorando a experiência de compra.  

Diante desses insights, posso afirmar que o setor de beleza está passando por grandes transformações e mudanças de paradigmas. Ele tem absorvido o que há de mais inovador da tecnologia para automatizar processos, acompanhar os hábitos de consumo e entregar valor ao público-alvo por meio de produtos customizados e assim manter uma boa relação entre todos os envolvidos. Por isso, as marcas devem ficar atentas as novas tendências e entender como elas podem ser aplicadas no seu dia a dia. Com certeza, surgirão muitas novidades nos próximos anos. Pense nisso!  


*Gustavo Caetano é CEO da Sambatech e Samba Digital 

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