TR Q+A: Jamie Newman – Algoritmos da eficiência
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TR Q+A: Jamie Newman – Algoritmos da eficiência

O suporte computacional à tomada de decisão terá protagonismo no futuro da saúde. Aos gestores, caberá entender e comunicar que tipo de cuidado será capaz de aliviar a pressão sobre o sistema.

Oito bilhões de pessoas habitam o planeta Terra, segundo a estimativa oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), e a tendência é que a população mundial se aproxime de 10 bilhões de habitantes em 2050. Enquanto o organismo internacional atribui positivamente esse crescimento aos avanços científicos e a melhorias em questões como nutrição, saúde pública e saneamento, o dado global alarma gestores de saúde. Como prover assistência para tantos? No papel, a resposta pode ser simples: eficiência.  

O cenário que se apresenta após o auge da crise da Covid-19 destaca novos e antigos gargalos da área da saúde. Além das oscilações epidemiológicas e do surgimento de diversas mutações do coronavírus, é registrada uma onda de doenças negligenciadas durante os dois últimos anos de pandemia, que agora levam – repetindo cenas de um passado recente – pacientes à porta dos hospitais em busca de atendimento. 

A falta de acesso à assistência, o aumento da prevalência de doenças crônicas, o envelhecimento da população e a dificuldade de execução da programas de vacinação em massa são exemplos de desafios de saúde pública que direcionam as discussões sobre eficiência para além do quadro administrativo e de gerenciamento.   

Em entrevista exclusiva à MIT Technology Review Brasil, o presidente de Otimização Hospitalar e diretor médico da Mayo Clinic, Jamie Newman, afirma que a Inteligência Artificial (IA) e o machine learning, por meio de análises preditivas e prescritivas, terão protagonismo no suporte à gestão do futuro. A comunicação e a alfabetização em saúde para orientar o uso mais racional do sistema, por sua vez, dependerão de habilidades humanas. 

“A sociedade que tem acesso à saúde se acostumou a fazer exames e nunca questionar. A medicina também se acostumou com esses protocolos, mas a questão é: por que você precisa desse ecocardiograma? Por que você precisa da tomografia computadorizada? Com uma população envelhecida, é preciso rever esses processos para entender como dar acesso ao exame certo para a condição de saúde certa. Isso construirá um sistema mais sustentável e eficiente”, avalia.  

MIT Technology Review: Quais foram as principais evoluções na gestão em saúde na última década? 

Jamie Newman: A mudança nas formas de comunicação e de obtenção de informação levou à evolução da gestão em saúde e trouxe um melhor resultado para o paciente final. Antes, tínhamos que tomar decisões sem informações tão precisas. Com a tecnologia moderna, podemos avaliar as situações em um nível muito mais alto de complexidade, utilizando grandes conjuntos de bases de dados associados aos processos de tomada de decisão. O resultado é uma gestão mais personalizada e de acordo com cada contexto. A comunicação mudou. Podemos fazer tudo de forma mais ampla por meio da internet.  

Todas essas evoluções chegaram em um momento em que os hospitais estão mais cheios, não só pela Covid-19, mas porque a população tem mais acesso e necessidade à assistência de um modo geral, e inevitavelmente pressionam para que toda a cadeia do setor seja mais eficiente no gerenciamento da saúde dos pacientes.  

Um exemplo dessa nova necessidade é o pós-pandemia. Por dois anos, muitos não conseguiram fazer suas mamografias, suas colonoscopias, e vemos que as pessoas que apresentam câncer atualmente estão em quadros mais avançados, foram prejudicadas por esse gap. Elas precisam de assistência e dependem de uma gestão mais eficiente para atendê-las. E as ferramentas digitais, como são uma alternativa e um novo caminho para esse percurso, como a telemedicina.  

MIT Technology Review: Como foi a recepção das soluções digitais e da telemedicina no setor de saúde?  

Jamie Newman: A telemedicina não despertava tanto interesse antes da pandemia, mas de repente ela se tornou importante para a comunicação com os pacientes e mudou a maneira de nos comunicarmos na medicina. As soluções digitais foram se constituindo como ferramentas para amenizar ou diluir a pressão do sistema de saúde.  

Um exemplo foi a própria Mayo. Nós temos 22 hospitais de diferentes portes. Durante a pandemia, enviamos os pacientes para o hospital que tinha leitos disponíveis, mas os centros menores, que não tinham UTI, tiveram que se adaptar. As ferramentas digitais, como a telemedicina, foram essenciais. Desenvolvemos um sistema UTI por telemedicina com suporte de consultores para doenças infecciosas. Assim, pudemos cuidar de pacientes mais doentes em hospitais menores e usá-lo em todos os leitos de nosso sistema.  

MIT Technology Review: Houve protagonismo dos gestores de saúde durante a pandemia da Covid-19?  

James Newman: A Covid-19 pressionou muito os hospitais. Estávamos descobrindo como cuidar de uma grande quantidade de pacientes muito doentes. Não sabíamos o que iria acontecer com eles. Ao mesmo tempo, tínhamos que proteger nossos colaboradores e lidar com a escassez de profissionais de saúde, suprimentos e equipamentos. Tivemos que lidar com essa situação da melhor maneira possível.  

Nos Estados Unidos, vimos hospitais abrindo tendas de assistência do lado de fora porque não havia espaço para todos. Nós também tivemos que aprender a interagir com outros hospitais. Cada local se adaptou de acordo com suas necessidades e demandas, mas chegou um momento em que as gestões precisaram trabalhar juntas para encontrar soluções para gerenciar leitos para pacientes, para que as pessoas não morressem sem receber atendimento.  

MIT Technology Review: É possível evitar uma nova pandemia com base nos avanços da biotecnologia e no surgimento de outras soluções?  

Jamie Newman: É incrível que tenhamos feito uma vacina para Covid-19 tão rapidamente. Se fosse 30 anos atrás, não teríamos conseguido fazer isso assim, como desenvolvemos remédios e protocolos para tantas outras doenças. Mas não importa o quão rápido criamos uma vacina e tratamentos se as pessoas não os aceitarem. 

Podemos enfrentar uma pandemia de ebola ou alguma nova cepa de Covid. Quem sabe do futuro? O que sabemos é que as pessoas são inteligentes e têm um suporte tecnológico para criarem respostas. Ao mesmo tempo, sabemos que elas também podem ignorar os conselhos da ciência.  

Afirmo isso porque é um exemplo vivido em todos os países. As pessoas ainda não querem se imunizar. É uma questão política, o que não é positivo para as nossas populações. A vacinação existe desde 1796 para varíola e temos que vacinar se quisermos que nossa população se mantenha saudável.   

Se quisermos evitar novos surtos e doenças infecciosas, precisamos investir em informação de saúde confiável e combater mitos, fake news, que rondam pelo mundo afora contra a imunização. As pessoas precisam confiar na ciência e no que ela está entregando hoje.  

MIT Technology Review: O que podemos esperar do futuro da saúde? 

Jamie Newman: No futuro vamos ver mais Inteligência Artificial (IA) e machine learning nos auxiliando na tomada de decisão, o que já chamamos de análise preditiva e prescritiva. Teremos sistemas que vão ajudar a saber, por exemplo, nos próximos três dias, quantas pessoas provavelmente virão à nossa emergência com base em muitos fatores diferentes: gripe na vizinhança; mudança climática; surto de diarreia.  

Essas informações também ajudarão a entender quantos profissionais de saúde devemos contratar, os suprimentos que devemos ter em estoque. Acho que veremos cada vez mais isso, o suporte do computador à tomada de decisões sendo protagonista na forma como gerenciamos hospitais.  

MIT Technology Review: Qual é o desafio atual da gestão em saúde?  

Jamie Newman: A pressão de não ter leitos hospitalares suficientes é um problema e vai continuar sendo um grande desafio para os gestores do futuro. Eu sei que isso é um grande desafio no Brasil, assim como nos Estados Unidos. Os pacientes ficam muito tempo internados, e não há leitos suficientes para cuidar de todos.   

No meu ponto de vista, temos que mudar nossa abordagem para entender quem precisa ficar no hospital, por quanto tempo, como podemos ser mais eficientes, e usar a telemedicina para apoio e suporte. Além disso, devemos pensar em como manter um paciente fora do hospital, sem precisar de internação, vivendo com qualidade de vida.  

MIT Technology Review: O Brasil passa por uma transição etária, a população está ficando mais velha e as necessidades de saúde vão mudando. Como lidar com esse cenário? 

Jamie Newman: O número de idosos de um país é realmente um desafio de saúde pública. O Japão é um exemplo de território que está lidando com isso porque a porcentagem de idosos ainda é muito maior.  

Eu vejo que o Brasil tem muitos jovens ainda para apoiar os mais velhos, assim como nos Estados Unidos. A questão é que precisamos refletir sobre a abordagem de saúde e sobre o que é o envelhecimento para a população como um todo. Precisamos garantir que as pessoas tenham acesso ao cuidado e ao cuidado correto.  

Por exemplo, se eu tenho um familiar com 83 anos com câncer avançado e a família diz “faça tudo por ele”, o que é esse tudo? É criar uma rotina estressante de procedimentos invasivos, dolorosos ou é proporcionar tratamento para aliviar os sintomas e trazer qualidade de vida? Temos que aprender a escolher sabiamente e esse conhecimento deve ser adquirido desde a graduação dos profissionais de saúde.  

Outro cenário é a quantidade de exames e protocolos que seguimos ao longo da vida. A sociedade que tem acesso à saúde se acostumou a fazer exames e nunca questionar. A medicina também se acostumou com esses protocolos, mas a questão é: por que você precisa desse ecocardiograma? Por que você precisa da tomografia computadorizada? Com uma população envelhecida, é preciso rever esses processos para entender como dar acesso ao exame certo para a condição de saúde certa. Isso construirá um sistema mais sustentável e eficiente. 

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