Três conclusões sobre o estado da tecnologia chinesa nos EUA
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Três conclusões sobre o estado da tecnologia chinesa nos EUA

À medida que os gigantes chineses de tecnologia de consumo se retiram dos holofotes globais, um grupo de empresas de tecnologia climática se tornou a nova estrela.

O que você encontrará neste artigo:

O silêncio das gigantes chinesas
Ascensão das tecnologias climáticas chinesas
Uma nova potência na geopolítica tecnológica

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Eu queria saber mais sobre o mundo dos painéis solares desde que percebi o quanto as empresas chinesas se tornaram dominantes nesse campo. Embora grande parte da tecnologia envolvida tenha sido inventada nos EUA, atualmente cerca de 80% da fabricação mundial de painéis solares ocorre na China. Em algumas partes do processo, ela é responsável por ainda mais: 97% da fabricação de wafer, por exemplo.

Por isso, aproveitei a oportunidade de entrevistar Shawn Qu, fundador e presidente da Canadian Solar, uma das maiores e mais antigas empresas de fabricação de produtos solares do mundo.

A empresa de Qu traz luz sobre os esforços mais amplos dos EUA para remodelar a cadeia de suprimento global de energia solar e, cada vez mais, devolver ela às costas americanas. Embora a maior parte de sua produção ainda esteja na China e no Sudeste Asiático, a Canadian Solar agora está construindo duas fábricas nos EUA, impulsionada por incentivos da Lei de Redução da Inflação. Você pode ler minha história aqui.

Conheci Qu em Cambridge, Massachusetts, onde ele estava participando do Harvard College China Forum, uma conferência anual de dois dias que costuma atrair um bom número de empresários chineses. Eu também participei, na esperança de encontrar representantes de empresas chinesas de tecnologia.

Na conferência, notei três coisas interessantes.

Primeiro, havia uma ausência gritante de empresas chinesas de tecnologia de consumo. Com exceção de um gerente da TikTok baseado nos EUA, não vi ninguém da Alibaba, Baidu, Tencent ou ByteDance.

Essas empresas, com sua grande influência na vida cotidiana dos chineses, costumavam ser as estrelas das discussões sobre o setor de tecnologia da China. Se você tivesse ido à conferência de Harvard antes da covid-19, teria encontrado muitas pessoas representando essas empresas, bem como os capitalistas de risco que financiaram seus sucessos. Dá para ter uma noção disso apenas lendo as listas de palestrantes anteriores: executivos da Xiaomi, Ant Financial, Sogou, Sequoia China e Hillhouse Capital. Esses são os equivalentes de Mark Zuckerberg e Peter Thiel no mundo da tecnologia da China.

Mas essas empresas se tornaram muito mais discretas desde então, por alguns motivos importantes. Primeiro, elas foram submetidas a uma severa repressão interna depois que o governo decidiu controlá-las. (Recentemente, conversei com Angela Zhang, professora de direito que estuda as regulamentações tecnológicas chinesas, para entender essas repressões). E, em segundo lugar, elas se tornaram objeto de investigação de segurança nacional nos EUA, o que torna politicamente imprudente que elas se envolvam demais no cenário público por lá.

A segunda coisa que notei na conferência, foi o que estava em seu lugar: um grupo de novas empresas chinesas, principalmente de tecnologia climática. William Li, CEO da startup chinesa de veículos elétricos NIO, foi um dos palestrantes convidados mais populares durante a cerimônia de abertura do evento. Havia pelo menos três empresas de painéis solares presentes – duas (JA Solar e Canadian Solar) entre os principais fabricantes do mundo, e uma terceira, que vende painéis solares para a América Latina. Havia também muitos acadêmicos, investidores e até mesmo influenciadores que trabalham no campo de veículos elétricos e outros métodos de transporte eletrificados.

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Está claro que, em meio a tarefa cada vez mais urgente de lidar com as mudanças climáticas, as empresas dessas tecnologias na China se tornaram as novas estrelas do show. E elas estão muito dispostas a aparecer no cenário global, tanto para se gabar de sua liderança tecnológica, quanto para buscar novos mercados.

“Os empresários chineses estão muito ansiosos”, diz Jinhua Zhao, professor que estuda transporte urbano no MIT e que também falou em um dos painéis da conferência. “Eles querem se apresentar. Acho que o governo chinês também começou a enviar sinais, convidando líderes estrangeiros e setores financeiros para visitar a China. Estou vendo muitos movimentos.”

O problema, no entanto, é que eles também estão se tornando objeto de muita animosidade política nos EUA. O governo Biden iniciou uma investigação sobre os carros fabricados na China, principalmente veículos elétricos. As empresas chinesas de baterias estão enfrentando um campo minado de resistência política à instalação de fábricas na América do Norte, já as empresas chinesas de painéis solares estão sujeitas a tarifas altíssimas.

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Em meados da década de 2010, quando as empresas chinesas de tecnologia de consumo surgiram no cenário global, os EUA e a China tinham uma relação calorosa, criando um ambiente acolhedor. Infelizmente, isso não é algo que as empresas de tecnologia climática possam desfrutar hoje. Embora a mudança climática seja uma questão global que exige a colaboração dos países, as tensões políticas atrapalham quando empresas e investidores de lados opostos tentam trabalhar juntos.

Por fim, a última coisa que notei na conferência foi uma força geopolítica crescente na tecnologia: o Oriente Médio. Alguns palestrantes da conferência estão trabalhando na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos e representam outros participantes com grandes recursos que estão apostando em tecnologias como EVs e IA, tanto nos Estados Unidos, quanto na China.

Mas será que eles conseguirão lidar com as tensões e se beneficiar das vantagens tecnológicas de ambos os lados? Será interessante observar como isso vai se desenrolar.


Sobre o autor

Por . Yang cobre tecnologias na China e no Leste Asiático para o MIT Technology Review. Anteriormente, seus trabalhos foram publicados na Protocol, Rest of World, Columbia Journalism Review, South China Morning Post, Nikkei Asia, entre outros.


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