Marketing digital na América Latina: o impulso no ecossistema Martech
Humanos e tecnologia

Marketing digital na América Latina: o impulso no ecossistema Martech

A NTT DATA, em colaboração com a ‘MIT Technology Review em espanhol’, analisou o estado do marketing digital na região. Apesar das ferramentas tecnológicas estarem cada vez mais presentes nos processos, o marketing tradicional continua sendo fundamental para o sucesso das estratégias das empresas latino-americanas.

O marketing digital experimentou um crescimento exponencial nos últimos anos na região da América Latina. O surto da pandemia da Covid-19 acelerou a transformação digital das organizações e mudou os hábitos de consumo das pessoas, obrigando as empresas a desenvolverem novas estratégias de negócio.

Nesse cenário, o marketing digital tornou-se a chave para conhecer e satisfazer as necessidades dos usuários e clientes em potencial. As empresas latino-americanas estão cada vez mais conscientes da importância dessa ferramenta para atingir seus objetivos e aumentar sua lucratividade. Por isso, ele continua avançando para se tornar um aspecto central dos negócios no momento atual e no futuro.

Para obter uma visão atual dessa disciplina nas empresas latino-americanas, a NTT DATA e a MIT Technology Review em espanhol realizaram o estudo MARKETING DIGITAL NA AMÉRICA LATINA: A experiência do cliente digital como centro da estratégia de negócios em 2022. No projeto, participaram entrevistados do Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e Peru, dos quais 48% são gerentes e diretores de marketing digital, coordenadores de comunicação e marketing e diretores comerciais. Esse relatório detalha como as organizações latino-americanas estão desenvolvendo as estratégias de marketing digital e permite que elas estejam atentas ao que as espera no futuro.

Uma tendência em crescimento

O marketing digital não é mais um conceito novo nas organizações latino-americanas. Cada vez mais empresas direcionam grande parte de seus investimentos para desenvolver práticas de marketing digital, como confirmam 10% das empresas pesquisadas, que afirmam destinar mais de 60% do investimento do departamento de marketing para o marketing digital. Essa mesma porcentagem de empresas espera aumentá-lo para mais de 85% no futuro.

90% das empresas latino-americanas já possuem uma estratégia de marketing definida e, entre seus objetivos, converter ou captar clientes é sua meta principal. Isso é seguido pela retenção de clientes e a melhoria do brand awareness, ou seja, fazer com que a sua marca seja reconhecida e lembrada.

Com o aumento do consumo de dispositivos móveis, as redes sociais tornaram-se o instrumento favorito para desenvolver estratégias de marketing digital na região, segundo a avaliação de 94% das empresas consultadas. Nesse sentido, o Instagram se destaca como a rede social favorita, enquanto o Facebook, apesar de ser o segundo predominante, está perdendo espaço com a chegada do Tik Tok, a plataforma do momento entre os mais jovens. As organizações pesquisadas consideram seu potencial para atrair novos públicos graças ao seu atraente algoritmo e seu formato de criação de conteúdo.

Por outro lado, o marketing de conteúdos e o e-commerce tornaram-se imprescindíveis para conectar, gerar empatia e estar na mente dos clientes das empresas latino-americanas. As empresas pesquisadas já possuem um plano definido em relação ao marketing de conteúdos. Entretanto, o desenvolvimento do comércio eletrônico nas empresas ainda é baixo em comparação com outras áreas geográficas.

Os motivos que explicam a aplicação prematura do e-commerce são o fato do mercado ainda não estar preparado e a falta de cultura empresarial. Nesse sentido, a pandemia se encarregou de começar a impulsionar e desenvolver a transformação cultural. Por outro lado, uma mudança geracional também será crucial para quebrar as barreiras tradicionais de compra e venda online. Apesar desses obstáculos, setores como o varejo o consideram essencial em seus negócios. Cada vez mais empresas apostarão nele pela sua utilidade e capacidade de atingir um público maior.

A fusão da tecnologia e do marketing

Com o surgimento do Martech, um novo conceito que combina tecnologia e marketing para obter melhores resultados nas estratégias de marketing digital, cada vez mais empresas da região estão promovendo sua presença nesse novo ecossistema, graças à sua capacidade de agilizar processos.

40% das empresas consultadas, além de possuírem assets ou ativos digitais, como redes sociais ou um site, também utilizam ferramentas tecnológicas em suas estratégias de marketing digital, como instrumentos de CRM (Customer Relationship Management), SEO (Search Engine Optimization), ferramentas de gestão de campanha ou CMT (Campaign Management Tools) e escuta social (Social Listening), utilizadas por 38% das organizações entrevistadas.

Nesse sentido, as empresas latino-americanas reconhecem que o verdadeiro segredo por trás do sucesso do marketing é uma estratégia inteligente, que combine o marketing tradicional e o digital. No entanto, a integração do ecossistema Martech é muitas vezes feita deixando de lado as ferramentas tradicionais, o que é um erro potencialmente caro para as organizações.

Desafios e tendências no futuro do marketing

Para conseguir que as práticas de marketing digital continuem avançando na América Latina, é importante que as organizações enfrentem os desafios que estão pendentes: como oferecer uma experiência onicanal aos clientes, tomar decisões corretas através do uso inteligente da analítica aumentada e a aplicação de uma competência essencial das empresas adaptáveis, a agilidade. Além disso, elas devem ter em mente as tendências que marcarão as mudanças do mercado:

1. O metaverso, a potencialidade de um novo canal

No marketing digital, essas novas tecnologias permitirão criar experiências imersivas e interativas para os clientes, onde eles poderão explorar e experimentar produtos antes de comprá-los. Em última análise, elas mudarão a maneira como as pessoas interagem e experimentam o mundo.

2. Tik Tok

As empresas da região estão voltando sua atenção para essa rede social como parte de sua estratégia de marketing digital, devido ao seu algoritmo e características que a diferenciam de outras plataformas. Essa plataforma é uma oportunidade para que as marcas possam fortalecer o relacionamento com seu público.

3. Conteúdo personalizado

Graças às novas ferramentas tecnológicas, é possível criar experiências personalizadas para cada cliente, melhorando a UX (User Experience ou experiência do usuário). Essa prática está cada vez mais presente nas organizações latino-americanas para aumentar as taxas de conversão e retenção de usuários.

4. Ecossistema Martech

Este termo ganhou popularidade entre as empresas latino-americanas graças à sua capacidade de otimizar qualquer processo da área de marketing com o uso da tecnologia. As ferramentas de Campaign Management e Social Listening já são uma tendência nas empresas da região.

5. Analítica aumentada

Essa prática está se tornando indispensável para automatizar as informações das empresas e gerar estratégias de marketing mais eficazes. Se ela está ganhando protagonismo, é graças à sua capacidade de analisar melhor os dados e selecionar tendências de acordo com as necessidades das empresas.

6. E-commerce

O comércio conversacional é o modelo de negócios em que o canal de vendas é feito através de aplicativos de mensagens como Instagram e WhatsApp. É a ponte de comunicação entre uma marca e os clientes para atingir diferentes propósitos, o que o torna um atrativo para ser aplicado em empresas da região.

7. Blockchain

Blockchain é uma tecnologia em rápido crescimento que está transformando a organização das empresas. O papel da blockchain no marketing da Web 3.0 ajudará a torná-lo mais eficiente e transparente.

Em suma, a região da América Latina está aprimorando suas práticas de marketing digital, inclusive adaptando-as à realidade dos consumidores. No entanto, a constante evolução do mercado digital exige que as organizações estejam atualizadas para que possam aproveitar ao máximo seus benefícios e estar presentes em um mercado que se transforma cada vez mais.

Se você quiser ver o estudo completo da NTT DATA, clique aqui.

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