A Inteligência Artificial (IA) é uma parte proeminente de nossas vidas diárias. Nos negócios, a IA é usada para potencializar robôs-assessores financeiros, algoritmos predicativos (para varejo, por exemplo), programas de reconhecimento de imagem, cirurgias assistidas por robôs e muito mais.
O uso da IA está aumentando em todos os setores e até as empresas tradicionais estão encontrando maneiras inovadoras de usar a Inteligência Artificial. Antes de nos aprofundarmos em como a IA está afetando os negócios globalmente, vamos rever o básico.
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial é um termo amplo que se refere a qualquer tipo de software de computador que se envolva em atividades semelhantes às humanas, como aprendizado, planejamento, solução de problemas e previsão.
Quando apresentada com as mesmas informações que um humano, a IA tem a capacidade de tomar decisões semelhantes, então a tecnologia é uma simulação de inteligência. As empresas utilizam essa tecnologia identificando as tendências do setor, análise de dados e interações de clientes, fazer previsões de negócios, automatizando fluxos de trabalho e fornecendo sugestões baseadas em dados.
Uma maneira de pensar em IA é como um superconjunto de recursos que abrange várias tecnologias. Destas, as principais tecnologias utilizadas nos negócios são:
Machine Learning (Aprendizado de Máquina)
O aprendizado de máquina usa algoritmos complexos que permitem que um computador aprenda com os dados e desenvolva modelos analíticos. Essa tecnologia usa outras disciplinas, como análise estatística, física e pesquisa operacional, para criar esses insights. O componente principal do aprendizado de máquina é que a máquina não está programada para funcionar de uma maneira específica, mas ensina padrões por meio de um processo iterativo.
Redes neurais
As redes neurais imitam a maneira como o cérebro humano funciona usando nós interconectados da mesma forma que o cérebro usa os neurônios. Cada unidade se aplica a um processo ou cálculo relativamente simples e, em seguida, passa a entrada para outra camada, que aplica outro cálculo e assim por diante. Cada camada aprende com a entrada da anterior, levando a conexões e insights que uma passagem não poderia alcançar.
Deep Learning (aprendizado profundo)
O aprendizado profundo aproveita grandes redes neurais com várias camadas ou profundidade. Redes mais profundas e recursos avançados permitem que a rede desenvolva padrões complexos a partir de grandes conjuntos de dados.
Sistemas baseados em regras
Os sistemas baseados em regras são uma disciplina fundamental que usa declarações lógicas, principalmente se-então e declarações verdadeiro-falso, para estabelecer um sistema baseado em regras predeterminadas.
Análise preditiva
A análise preditiva aplica técnicas estatísticas para prever relações causais. A análise preditiva é um conceito bem estabelecido, mas seus recursos são aprimorados em IA.
Reconhecimento de padrões
O reconhecimento de padrões permite que a IA classifique e interprete a entrada de seus arredores. Isso pode envolver processamento de linguagem natural, como os dispositivos domésticos inteligentes como a Alexa da Amazon, e visão computacional que usa uma máquina para analisar a entrada do ambiente e obter informações.
A combinação dessas tecnologias cria um sistema de recursos que permite que os dispositivos de IA se tornem cognitivos e respondam de maneira humana ao seu ambiente sem intervenção humana.
Funções de IA nos negócios
A IA está trabalhando em vários setores e funções de negócios à medida que mais de seus recursos são percebidos e refinados. Aqui estão alguns exemplos:
Analise financeira
A IA mostra muitas promessas para análises financeiras. Atualmente, a tecnologia é usada em aplicativos como o Google Analytics, e a capacidade de ler resultados monetários e relacioná-los a decisões de negócios específicas é um recurso que beneficiaria muitas empresas.
Central de Ajuda
As centrais de ajuda on-line já usam IA na forma de chabots que direcionam você para outra área de um site. Se a IA estiver integrada com recursos ativados por voz, as empresas poderão usar a IA para substituir os help desks e as linhas de chamada.
Pesquisa de mercado
A análise está levando a IA a todos os tipos de campos de negócios, além de finanças, principalmente marketing. Ao analisar os dados das tendências do consumidor e as métricas de desempenho das campanhas de marketing, a IA pode ser usada para desenvolver uma estratégia de marketing mais eficaz. A capacidade de aprendizado da IA, combinada com a falta do elemento de fadiga humana, pode criar um sistema com insights baseados em dados mais precisos do que um humano.
Previsão de tendência
Com a previsão de tendências, todos os dados são compilados e analisados de uma só vez, oferecendo aos usuários a solução mais lógica. A previsão de tendências já está em uso em certos setores, mas o marketing pode usá-la para planejar taticamente as campanhas mais bem-sucedidas e eficazes antes de colocar o orçamento nelas.
Planejamento
A IA está sendo usada como uma ferramenta para gerenciar horários, benefícios, folha de pagamento e tarefas administrativas, então o próximo passo seria o planejamento e a auto-organização. Isso pode liberar gerentes ou representantes de recursos humanos para lidar com outros aspectos do trabalho que exigem um toque humano.
Quais são os benefícios da Inteligência Artificial?
A capacidade da IA de analisar dados e fornecer insights acionáveis é um divisor de águas. Ela já transformou a experiência do consumidor. Qualquer pessoa que tenha usado Netflix, Amazon, Uber ou Google pode atestar isso. Os benefícios da IA no atendimento ao cliente estão se tornando mais claros a cada dia. Na verdade, 83% dos líderes de TI afirmam que a IA está transformando o envolvimento do cliente.
Outro benefício da IA é que pode ajudar a identificar ameaças externas à segurança, identificar ameaças internas à segurança e obter informações importantes. Isso é essencial em um momento em que os dados do cliente e as informações privadas são constantemente ameaçados por criminosos cibernéticos.
Inteligência Artificial no mundo real
No mundo real, a IA é usada para, entre outros fatores, combater a formas raras de diabetes, voar aeronaves comerciais, projetar o carro ideal, prever o mercado de ações, fornecer a recomendação de filme perfeita. Também está ajudando as empresas a encontrar maneiras novas e melhores de se conectar com seus clientes. As expectativas, o envolvimento personalizado e os serviços estão aumentando, graças à Inteligência Artificial.
A IA também pode automatizar tarefas de rotina, liberando a força de trabalho para se concentrar em seus clientes. E espera-se que a capacidade da IA de assumir outras tarefas só cresça: ônibus escolares autônomos levarão nossos filhos para a escola, seguranças robóticos patrulharão nossas docas e as docas estarão repletas de fábricas e armazéns com funcionários robóticos de linha.
Esses são apenas alguns dos impactos potenciais e mesmo o escritor de ficção científica mais presciente não tem ideia de como a IA acabará mudando nosso mundo.
Ajustando-se a um futuro orientado por IA
A Inteligência Artificial está começando a tornar possível o que antes era considerado impossível, como carros autônomos. Esta é apenas uma possibilidade devido à tecnologia de acompanhamento, como unidades de processamento gráfico rápido. Com o impacto da transformação digital, os aplicativos para software de IA também aumentarão.
Então, como as empresas podem se preparar para um futuro orientado por IA? Eles podem começar implementando tecnologias que capacitam sua força de trabalho, em vez de substituí-la. Várias soluções de mercado de CRM fornecem insights de dados profundos e permitem que as equipes de vendas se concentrem em aprimorar as habilidades que a IA não podem replicar: criatividade e compaixão.
Com estas tecnologias de CRM, por exemplo, as empresas podem deixar as tarefas ordinárias para as máquinas e transformar suas equipes humanas em forças da natureza altamente motivadas e altamente treinadas.
A era das máquinas pode ainda não ter chegado, mas para as empresas que querem acelerar seus diferenciais para com os seus clientes, a hora de agir é agora.
Este artigo foi produzido por Carlos Busch, Partner e Executivo no Grupo Primo, Mentor/Palestrante em Escalar Negócios com as melhores práticas em Vendas, Marketing, Growth e Customer Experience, e colunista da MIT Technology Review Brasil.