Oferecido por
O uso de software e aplicativos que recorrem a modelos complexos de aprendizado de máquina para resolver problemas de negócios igualmente complexos é, há anos, uma realidade. Mas o alto custo para esse tipo de solução se mostrava uma barreira para startups mais modestas ou empresas que precisavam de soluções mais rápidas e acessíveis. A resposta a essa demanda veio com a IA “low-code”, que simplifica o desenvolvimento de aplicativos e aproxima essa tarefa dos usuários. É o caso do SAS Viya, que viabiliza a construção de modelos de aprendizado de máquina sem uma linha de código, e que desde setembro está disponível no Microsoft Azure Marketplace.
O SAS Viya é uma plataforma de IA, analítica e de gerenciamento de dados, com processamento in-memory e na nuvem, que tem ainda um conjunto de opções “low-code” e “no-code”, que segundo a empresa, busca facilitar o acesso de usuários pouco conhecedores da linguagem digital em códigos. Uma vez no Azure, permite que os clientes do marketplace usem a solução com pagamento conforme o uso. O serviço inclui um centro de aprendizado no aplicativo para ajudar no suporte à integração e apresenta outros componentes da Viya, como Visual Analytics, Visual Statistics, Visual Data Mining e Machine Learning, Model Manager, Studio Analyst, Information Governance, Econometrics and Optimization. Com suporte tanto para linguagens SAS quanto de código aberto, incluindo Python e R, cientistas de dados podem escrever códigos usando suas linguagens e técnicas preferidas. Segundo a empresa, a solução foi desenvolvida para ampliar o acesso analítico em uma organização, com capacidades de machine learning, que permitem que todos os usuários aumentem a produtividade e colaborem continuamente.
O anúncio foi feito durante o SAS Explore, um evento virtual global para usuários da empresa, quando também foi apresentada uma pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC) que estima que, até 2024, a implementação de softwares analíticos em nuvens públicas deve se igualar às implementações feitas em nível local, dentro dos sistemas empresariais. “Neste movimento estratégico, o SAS facilita o acesso aos seus recursos analíticos”, disse Dan Vesset, vice-presidente do grupo e diretor de analytics e informação do IDC. “Oferecer aos usuários o ciclo de vida completo do analytics — desde dados até um modelo instalado e gerenciado — disponível para uso e implementação imediata no Azure Marketplace, é fundamental. E a oferta, com suporte e treinamento integrados, deve trazer benefícios significativos de produtividade para grupos de análise, TI e negócios em todo o mundo”.
Segundo Bryan Harris, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia do SAS, a empresa aposta nas inovações em nuvem e IA é fundamental para garantir que respostas eficazes a questões críticas de negócios — seja na criação de relatórios simples ou no desenvolvimento de soluções avançadas de IA. “Nosso objetivo é disponibilizar a SAS Viya para todas as organizações analíticas, independentemente do nível de aptidão, equipe ou linguagem de programação preferida. Queremos que o Viya seja o pilar da história de inovação dos nossos clientes”.
De acordo com a companhia, o lançamento do Viya no Azure Marketplace é uma extensão da parceria estratégica anunciada com a Microsoft em 2020. Essa parceria, baseada em integrações SAS em soluções de nuvem da Microsoft para Azure, tinha como objetivo permitir que as empresas migrassem suas cargas de trabalho analíticas para a nuvem, com o Azure como provedor de nuvem preferencial do SAS. “Ao longo dos anos, nós integramos serviços e aplicativos ao Azure em vários níveis do analytics stack — da integração da ingestão de dados até a preparação, construção e implantação de pipelines de IA”, disse a diretora de Inteligência Artificial e Analytics do SAS, Alice McClure. “Nosso modelo é para permitir aos cientistas de dados construírem suas aplicações para fazerem as análises de negócios. Os engenheiros de machine learning também ganham agilidade na produção”, afirmou a diretora.
Alice McClure anunciou ainda que o custo será um só para todos os usuários: US$ 0,55 por hora de uso. Questionada sobre os acordos com outros provedores de nuvem, em especial, com a AWS, selado anteriormente, o SAS assegurou que as alianças já firmadas com AWS e Google Cloud não serão modificadas. Já o CTO do SAS, Bryan Harris, afirmou que o anúncio é sobre como a empresa está expandindo a exposição das suas propostas de valores para um universo mais amplo. “Estamos realmente permitindo que uma audiência maior possa experimentar a plataforma de IA e de analytics do SAS”, ressaltou.