Qual é o segredo das empresas que inovam? A MIT Technology Review Brasil levou essa discussão para o Rio Innovation Week 2024 nesta quinta-feira, 15. O evento, realizado no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, está em sua quarta edição e já se consagrou como a maior conferência global de inovação e tecnologia.
André Miceli, CEO e editor-chefe da MIT Technology Review Brasil, e Hudson Mendonça, CEO do Energy Summit abriram o dia de palestras destacando quais são os caminhos para a inovação.
Miceli apresentou ao público os principais resultados do Innovative Workplaces 2024, premiação cujo propósito é reconhecer as organizações com as melhores práticas inovadoras do mercado. O executivo, que lidera o estudo por trás da chancela, destacou que as organizações que escolhem não inovar, ficam em desvantagem em relação às que já entenderam que este é o caminho para manter a sustentabilidade de seus negócios. Ele também destacou o pioneirismo do MIT nesse contexto.
“Ideias só fazem sentido quando são implementadas e só saem do papel com esforço. Do lado acadêmico, o MIT é um grande celeiro de ideias e empresas.”
Hudson Mendonça reforçou a importância dos ecossistemas de inovação e de diferentes agentes — como universidades, governo, corporações, startups e investidores — atuando juntos para o desenvolvimento de novas soluções, especialmente no setor de Energia. “O que faz um ecossistema funcionar não é a posição hierárquica, mas o papel de cada ator. Cada ator do ecossistema tem um papel importante e precisa interagir de forma colaborativa.”
Diversidade, cultura de dados e estratégia são elementos-chave para a inovação
O destaque do dia no Rio Innovation Week 2024 foi a participação das empresas chanceladas na terceira edição do prêmio.
Rafael Coimbra, editor-executivo da MIT Technology Review Brasil, recebeu para o painel “Novos horizontes e desafios para a inovação aberta” o diretor administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha, e o gerente geral da Gestão da Inovação, Júlio Cesar Costa para discutir como a integração de tecnologias emergentes e os modelos de governança impactam essas estratégias.
Já Philipp Nguyen, diretor-executivo de Dados do Grupo Boticário, e Bruno Maia, head de Inovação do SAS para a América Latina e Caribe falaram, sob a mediação de Iago Ribeiro, diretor de Produto e Inovação da MIT Technology Review Brasil, sobre como aplicar estratégias de data-driven nas organizações. Os especialistas evidenciaram que uma mentalidade orientada por dados é a chave para as empresas que querem avançar em suas práticas de inovação.
No painel seguinte, Carmela Borst conversou com Roberto Celestino Pereira, head digital innovation da NTT Data e Tatiana Yagura, diretora de Operações do Energy Summit. O tema foi o uso da tecnologia para construir um futuro mais sustentável, inclusivo e inovador.
A discussão foi pautada em temas como diversidade; inclusão digital; inovação sustentável; e ética e responsabilidade. “Tech4good é um conceito global, que significa tecnologia para o bem. Tem alguns pilares que vão transformar o mundo: educação, longevidade, diversidade, saúde e sustentabilidade. Sem diversidade não existe inovação, é preciso buscar pessoas diferentes, de vários lugares, para fazer a inovação acontecer”, pontuou Carmela.
Para fechar a manhã, Rafael Coimbra retornou ao palco, dessa vez para falar sobre cultura, tecnologia e inovação. Aspen Andersen, vice-presidente de Gente e Tecnologia da Vibra e Aline France, coordenadora de Inovação da Bradesco Seguros, participaram do painel. Os especialistas destacaram dois pontos cruciais para um processo de inovação: entender as estratégias e necessidades das empresas; e investir em experimentação.
“É preciso cada vez mais buscar sair da caixinha, tentar experimentar as coisas, entender qual é o melhor time para executar ideias e basear as discussões em fatos e dados”, destacou Andersen.
Patrocinadoras do Innovative Workplaces 2024 também marcam presença no evento
A Genesys, patrocinadora do Innovative Workplaces 2024, também esteve presente no evento para falar sobre inovação e experiência do cliente. Claudio Barbosa, Senior Solutions Consultant Manager da Genesys abordou em sua apresentação a seguinte reflexão: como as empresas podem escalar a personalização sem comprometer a eficiência operacional?
“A IA tem que unir todo o contexto. É preciso medir o que é interessante da IA para o bem do cliente. Incremento de produtividade, por exemplo, é mais fácil de conseguir. Essas ferramentas podem ajudar a mensurar dados, fazer agendamentos, coletar informações dos atendentes e facilitar o acesso dos colaboradores.”
No painel “Product Innovation: do Lab ao portfólio”, Iago Ribeiro, Rodrigo Mucelin, superintendente de Estratégia, Projetos, Processos e Inovação da Brasilprev; Eduardo Beljavskis, Head Digital Strategy and Business Development da Boston Scientific; e Gustavo Araujo de Castro, diretor de Inovação da Ambev, falaram sobre comecialização, prototipagem, gestão de portfólio e estratégias de lançamento de produtos no mercado.
Em seguida, o SAS, outro patrocinador da premiação, teve um momento para falar sobre como a IA generativa está transformando a tomada de decisões. O papo foi comandado por Rafael Coimbra e Bruno Maia.
Os painéis finais trouxeram dois outros temas importantes para o cenário de inovação atualmente: hiperpersonalização e ambidestria digital. Participaram Leonardo Siqueira, Data Monetization; e Rodrigo Caggiano, diretor da Mobiup, na palestra “Novos horizontes para experiências digitais”, mediado por Iago Ribeiro. E Giuliano Cardozo, gerente de Inovação da Gerdau; e Helio Barone, diretor financeiro da Alelo, no painel “Equilibrando inovação e eficiência”, mediado por Rafael Coimbra.
Confira os melhores momentos do evento:
Segundo dia da MIT Technology Review Brasil no Rio Innovation Week 2024 celebrará os Innovators Under 35 Brasil
Nesta sexta-feira, 16, a MIT Technology Review Brasil volta ao evento, desta vez para apresentar a segunda edição do Innovators Under 35. Essa é a chancela da MIT Technology Review para os jovens mais inovadores abaixo dos 35 anos de idade.
Um júri técnico avalia inventores, cientistas, pioneiros, visionários, humanitários e empreendedores que visam buscar soluções inovadoras para a sociedade. São avaliados projetos em seis categorias: Artes, Tecnologia, Saúde, ESG, Negócios e Inteligência Artificial.
O anúncio dos vencedores será feito, ao longo do dia, pelos editores e executivos da MIT Technology Review Brasil. A programação do palco inicia às 10h30 e segue até as 18h30, com painéis exclusivos com os premiados.