Destaques do palco da MIT Technology Review Brasil no Rio Innovation Week 2024
Inovação

Destaques do palco da MIT Technology Review Brasil no Rio Innovation Week 2024

Primeiro dia de evento foi marcado pela presença das empresas vencedoras do Innovative Workplaces 2024, que celebra a inovação no mercado brasileiro.

Banner indicando a posição do botão de download do artigo em formato pdf

Qual é o segredo das empresas que inovam? A MIT Technology Review Brasil levou essa discussão para o Rio Innovation Week 2024 nesta quinta-feira, 15. O evento, realizado no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, está em sua quarta edição e já se consagrou como a maior conferência global de inovação e tecnologia.

André Miceli, CEO e editor-chefe da MIT Technology Review Brasil, e Hudson Mendonça, CEO do Energy Summit abriram o dia de palestras destacando quais são os caminhos para a inovação.

Miceli apresentou ao público os principais resultados do Innovative Workplaces 2024, premiação cujo propósito é reconhecer as organizações com as melhores práticas inovadoras do mercado. O executivo, que lidera o estudo por trás da chancela, destacou que as organizações que escolhem não inovar, ficam em desvantagem em relação às que já entenderam que este é o caminho para manter a sustentabilidade de seus negócios. Ele também destacou o pioneirismo do MIT nesse contexto.

“Ideias só fazem sentido quando são implementadas e só saem do papel com esforço. Do lado acadêmico, o MIT é um grande celeiro de ideias e empresas.”

Hudson Mendonça reforçou a importância dos ecossistemas de inovação e de diferentes agentes — como universidades, governo, corporações, startups e investidores — atuando juntos para o desenvolvimento de novas soluções, especialmente no setor de Energia. “O que faz um ecossistema funcionar não é a posição hierárquica, mas o papel de cada ator. Cada ator do ecossistema tem um papel importante e precisa interagir de forma colaborativa.”

Diversidade, cultura de dados e estratégia são elementos-chave para a inovação

O destaque do dia no Rio Innovation Week 2024 foi a participação das empresas chanceladas na terceira edição do prêmio.

Rafael Coimbra, editor-executivo da MIT Technology Review Brasil, recebeu para o painel “Novos horizontes e desafios para a inovação aberta” o diretor administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha, e o gerente geral da Gestão da Inovação, Júlio Cesar Costa para discutir como a integração de tecnologias emergentes e os modelos de governança impactam essas estratégias.

Já Philipp Nguyen, diretor-executivo de Dados do Grupo Boticário, e Bruno Maia, head de Inovação do SAS para a América Latina e Caribe falaram, sob a mediação de Iago Ribeiro, diretor de Produto e Inovação da MIT Technology Review Brasil, sobre como aplicar estratégias de data-driven nas organizações. Os especialistas evidenciaram que uma mentalidade orientada por dados é a chave para as empresas que querem avançar em suas práticas de inovação.

No painel seguinte, Carmela Borst conversou com Roberto Celestino Pereira, head digital innovation da NTT Data e Tatiana Yagura, diretora de Operações do Energy Summit. O tema foi o uso da tecnologia para construir um futuro mais sustentável, inclusivo e inovador.

A discussão foi pautada em temas como diversidade; inclusão digital; inovação sustentável; e ética e responsabilidade. “Tech4good é um conceito global, que significa tecnologia para o bem. Tem alguns pilares que vão transformar o mundo: educação, longevidade, diversidade, saúde e sustentabilidade. Sem diversidade não existe inovação, é preciso buscar pessoas diferentes, de vários lugares, para fazer a inovação acontecer”, pontuou Carmela.

Para fechar a manhã, Rafael Coimbra retornou ao palco, dessa vez para falar sobre cultura, tecnologia e inovação. Aspen Andersen, vice-presidente de Gente e Tecnologia da Vibra e Aline France, coordenadora de Inovação da Bradesco Seguros, participaram do painel. Os especialistas destacaram dois pontos cruciais para um processo de inovação: entender as estratégias e necessidades das empresas; e investir em experimentação.

“É preciso cada vez mais buscar sair da caixinha, tentar experimentar as coisas, entender qual é o melhor time para executar ideias e basear as discussões em fatos e dados”, destacou Andersen.

Mini Banner - Assine a MIT Technology Review

Patrocinadoras do Innovative Workplaces 2024 também marcam presença no evento

A Genesys, patrocinadora do Innovative Workplaces 2024, também esteve presente no evento para falar sobre inovação e experiência do cliente. Claudio Barbosa, Senior Solutions Consultant Manager da Genesys abordou em sua apresentação a seguinte reflexão: como as empresas podem escalar a personalização sem comprometer a eficiência operacional?

“A IA tem que unir todo o contexto. É preciso medir o que é interessante da IA para o bem do cliente. Incremento de produtividade, por exemplo, é mais fácil de conseguir. Essas ferramentas podem ajudar a mensurar dados, fazer agendamentos, coletar informações dos atendentes e facilitar o acesso dos colaboradores.”

No painel “Product Innovation: do Lab ao portfólio”, Iago Ribeiro, Rodrigo Mucelin, superintendente de Estratégia, Projetos, Processos e Inovação da Brasilprev; Eduardo Beljavskis, Head Digital Strategy and Business Development da Boston Scientific; e Gustavo Araujo de Castro, diretor de Inovação da Ambev, falaram sobre comecialização, prototipagem, gestão de portfólio e estratégias de lançamento de produtos no mercado.

Em seguida, o SAS, outro patrocinador da premiação, teve um momento para falar sobre como a IA generativa está transformando a tomada de decisões. O papo foi comandado por Rafael Coimbra e Bruno Maia.

Os painéis finais trouxeram dois outros temas importantes para o cenário de inovação atualmente: hiperpersonalização e ambidestria digital. Participaram Leonardo Siqueira, Data Monetization; e Rodrigo Caggiano, diretor da Mobiup, na palestra “Novos horizontes para experiências digitais”, mediado por Iago Ribeiro. E Giuliano Cardozo, gerente de Inovação da Gerdau; e Helio Barone, diretor financeiro da Alelo, no painel “Equilibrando inovação e eficiência”, mediado por Rafael Coimbra.

Confira os melhores momentos do evento:

Innovative Workplaces no RIW 2024

Segundo dia da MIT Technology Review Brasil no Rio Innovation Week 2024 celebrará os Innovators Under 35 Brasil

Nesta sexta-feira, 16, a MIT Technology Review Brasil volta ao evento, desta vez para apresentar a segunda edição do Innovators Under 35. Essa é a chancela da MIT Technology Review para os jovens mais inovadores abaixo dos 35 anos de idade.

Um júri técnico avalia inventores, cientistas, pioneiros, visionários, humanitários e empreendedores que visam buscar soluções inovadoras para a sociedade. São avaliados projetos em seis categorias: Artes, Tecnologia, Saúde, ESG, Negócios e Inteligência Artificial.

O anúncio dos vencedores será feito, ao longo do dia, pelos editores e executivos da MIT Technology Review Brasil. A programação do palco inicia às 10h30 e segue até as 18h30, com painéis exclusivos com os premiados.

Último vídeo

Nossos tópicos