A lista das 20 empresas mais inovadoras do Brasil foi apresentada neste dia 30 de junho, na cerimônia de premiação da primeira edição do Innovative Workplaces. Uma iniciativa da MIT Technology Review Brasil, o prêmio apontou as organizações que se destacam no cenário brasileiro de inovação. Todas foram submetidas a uma avaliação que levou em conta as ações relacionadas à inovação em áreas como gestão, produtos e serviços, marketing e processos e alcançaram a maior pontuação entre as que se inscreveram nessa edição.
As premiadas foram, em ordem alfabética, as empresas Ambev; Braskem; C&A; Banco Carrefour; Cisco; Conexa Saúde; G4 Educação; Generali; Hospital Albert Einstein; iFood; Movida; Nestlé; Olist; Omnify; Reserva; SAS; Siemens; Tecban; Vibra Energia e Wemobi.
Destacaram-se os segmentos de Varejo e Consumo, com cinco empresas, e os setores de Tecnologia e Telecom, empatado com Finanças e Seguros, ambos com três companhias. As empresas foram divididas em grupos de inovação e passaram por uma apuração que teria como base suas faixas de faturamento.
“A iniciativa tem o objetivo de desenvolver a cultura de tecnologia e inovação do universo corporativo brasileiro. Queremos amadurecer este cenário, destacando as boas iniciativas e apresentando relatórios com possíveis caminhos de melhoria”, afirma André Miceli, CEO da MIT Technology Review.
Por meio da análise da inovação sob a ótica da gestão, dos produtos, marketing e processos, a pesquisa avaliou o índice de inovação das empresas participantes. De acordo com MIceli, junto a essa visão, foi avaliada a maturidade em data decision das companhias brasileiras, que é o termo em inglês para tomada de decisões impulsionadas por dados.
De 1 a 5, as médias gerais das empresas que apareceram nesta primeira lista foram: Processos: 3,82; Gestão & Cultura: 4,06; Marketing & Vendas: 4,28; Produtos & Serviços: 4,12; Diversidade: 3,68; Inovação aberta: 3,18 e Uso de dados: 4,02.
Além das vencedoras, as empresas mais bem colocadas em seu segmento receberão o selo “Innovative Workplaces”, válido por 12 meses.