A inovação é uma ferramenta essencial para criar o futuro. Para entender como ela acontece e identificar as empresas que mais se destacam no país, a MIT Technology Review Brasil realizou, pelo segundo ano consecutivo, o Innovative Workplaces. Foram mais de 1.000 inscrições em 2023. “Nosso objetivo é fomentar a cultura de inovação no ambiente corporativo do Brasil. Buscamos promover o amadurecimento do uso da tecnologia, premiando as boas práticas e fornecendo relatórios com sugestões para aprimoramento.”, destaca André Miceli, CEO da MIT Technology Review e coordenador da pesquisa.
Nesta segunda edição, as 20 empresas consideradas com maior capacidade de inovação foram: Algar Tech, Boston Scientific, Bradesco Seguros, Brasilprev, Braskem, Carrefour, Claro, Generali, Hilab, Hospital Albert Einstein, iFood, Lojas Renner, Mercado Bitcoin, Nestlé, Octadesk, Petrobras, Siemens, Vibra Energia, VIVO e Wemobi.
As companhias são divulgadas em ordem alfabética e não há um ranking entre elas. Já haviam aparecido na lista da premiação do ano passado Braskem, Generali, Hospital Albert Einstein, IFood, Nestlé, Siemens, Vibra Energia e Wemobi.
Durante um ano, as empresas selecionadas poderão utilizar um selo que atesta que elas são empresas que usam ações inovativas para fomentar todos os setores da operação. Nesse ano, as 20 empresas premiadas foram apresentadas em uma cerimônia no Teatro Unimed, em São Paulo, no dia 29 de junho.
Metodologia
Para chegar ao resultado, as empresas foram divididas em grupos e analisadas sob quatro grandes eixos: gestão, marketing, processos e produtos. Também foram analisados critérios como diversidade, decisão por dados e inovação aberta. A pesquisa teve uma etapa quantitativa, por meio de um questionário, e qualitativa, em que executivos das empresas foram entrevistados. Mais de mil empresas, de diversos tamanhos e segmentos, desde startups a multinacionais, participaram do processo. “Além de reconhecer a capacidade dessas empresas inovarem, privilegiamos as que entregaram projetos relevantes nos últimos 12 meses. Trabalhando dessa maneira vamos garantir que boa parte das posições nesse ranking sejam renovadas anualmente”, destaca Miceli.
De acordo com o executivo, a categorização das companhias tem como objetivo uma avaliação mais justa. Segundo ele, “Não podemos olhar para todas as empresas usando uma só lente. Por isso, fizemos as análises considerando setor de atuação e tamanho. Dividimos as empresas em grupos de inovação e cada uma passou por uma apuração que teve como base suas faixas de faturamento, definidas de acordo com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Fazemos isso para poder avaliar de maneira mais justa”, completa.
De 1 a 5, as médias gerais das empresas, em 2023, foram: Processos com 3,89; Gestão com 4,41; Marketing & Vendas com 4,27; Produtos & Serviços com 4,29; Diversidade com 4,23; Inovação aberta com 4,15; e Decisão por dados com 4,02. Os maiores crescimentos, entre 2022 e 2023 foram: Diversidade (+14,95%) e Inovação Aberta (+30,50%).
Vencedoras de 2023
Nesse ano, os segmentos de Finanças & Seguros e Indústria & Petróleo se destacaram e ficaram empatados com quatro empresas cada e, na sequência, o setor de Saúde com três, seguido por um empate dos setores de Alimentação, Telecom, TI e Varejo, com duas companhias cada. O setor de transportes emplacou apenas a Wemobi.
“Além de ver o crescimento do número de empresas participantes, foi interessante observar a modificação da lista em relação aos vencedores do ano passado. Houve um aumento na média de diversos fatores, o que deixou a competição mais acirrada. Infelizmente tivemos uma diminuição do número de pequenas e médias entre os vencedores. Provavelmente a diminuição do capital de risco ajuda a explicar o fato.”
Conheça um pouco mais sobre as vencedoras:
Algar Tech
Empresa especializada em processos de negócios, a Algar Tech atua há mais de 24 anos e repensa diariamente a experiência dos seus clientes e a gestão do ambiente de tecnologia, com um único propósito: conectar pessoas e organizações de um jeito único para ser o melhor parceiro para os melhores resultados possíveis.
A empresa investe constantemente em entregar soluções inovadoras que contribuam para o crescimento dos clientes. A Algar TEech tem um ecossistema de inovação, que envolve parcerias com cerca de 100 corporações provedoras de tecnologia como Amazon, IBM, Genesys, Nice, Microsoft, Aspect, Oracle, Avaya entre outras de médio e pequeno porte.
Há alguns anos, a empresa inaugurou o Innovation Lab, um espaço de co-working em que os colaboradores da empresa, clientes e parceiros do ecossistema de inovação trabalham em projetos de transformação digital. O objetivo também foi o de estimular o engajamento na aplicação de soluções inovadoras.
Boston Scientific
Empresa que visa transformar a vida das pessoas com tecnologias menos invasivas projetas pra diagnosticar e tratar uma ampla gama de condições médicas, incluindo as áreas cardíaca, digestiva, pulmonar, vascular, urológica, saúde da mulher e neuromodulação.
Em 2022 a marca apresentou o HoloTable, um equipamento que mistura metaverso e área de saúde. O produto projeto um holograma sobre a superfície e os usuários que estiverem usando óculos específicos com a tecnologia HoloLens, da Microsoft, interagem em uma realidade virtual que consegue simular em alta qualidade procedimentos complexos em pacientes avatares.
O grande diferencial desse produto é que consegue fazer com que mais pessoas participem simultaneamente da simulação e garante a coexistência do mundo real com o mundo virtual. Para a empresa, isso marca um avanço drástico, tanto no treinamento médico quanto no acesso à educação de alta qualidade, um dos pilares da Boston Scientific.
Bradesco Seguros
Nascida em 1983, a Bradesco Seguros é uma das líderes no mercado segurador nacional e atua em diversos segmentos como seguros, capitalização e previdência complementar aberta. Além de atuar em todas as regiões do Brasil, ela também possui mais de 200 dependências e cerca de 7.000 colaboradores.
Em 2022, a seguradora direcionou cerca de R$ 1 bilhão para as áreas de tecnologia e inovação e tem um time de inovação que monitora e prospecta o mercado nacional e internacional de inovação, buscando empresas que estejam desenvolvendo produtos e serviços que possam contribuir com o propósito da seguradora.
Uma das frentes que tem ganhado esforço das equipes é a de Inovação Aberta, que promove a colaboração entre empresas, startups e órgãos públicos. Por trás dos projetos, a empresa busca parcerias estratégicas que possam acelerar o lançamento de um produto, por exemplo, tornando mais eficiente todos os processos até a etapa final.
Em relação a 2021, o número de empresas prospectadas cresceu 62% e dentre as mais de 40 provas de conceito realizadas durante o ano, mais da metade foi contratada para projetos internos – um aumento de 24% em relação a 2021.
Brasilprev
Uma empresa que atua há 30 anos e é líder no seu segmento de mercado, que administra a previdência privada do Banco do Brasil em parceria com a empresa americana Principal Financial Group. Seus planos são voltados a investimentos de médio e longo prazo com foco na construção de patrimônio, garantia de aposentadoria e outros objetivos financeiros para o futuro.
A empresa tem foco em tecnologia para que os parceiros possam consumir os serviços de forma simples e fluida que geram um papel de democratização, transparência e praticidade. E, por estarem há bastante tempo no mercado, inovação é algo que a Brasilprev está acostumada, pois ao longo da história precisou evoluir constantemente o seu negócio, com o propósito de transformar o jeito com que o brasileiro prepara o seu futuro. Algumas dessas inovações são: o desenvolvimento de novos produtos, crescimento dos canais digitais e uso de dados, novos canais de distribuição, metas de sustentabilidade, consultoria dedicada ao segmento empresarial e cuidado com as pessoas.
Braskem
A Braskem é uma empresa global com unidades industriais localizadas no Brasil, Estados Unidos, Alemanha e México. Criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrecht e do Grupo Mariani, a Braskem é, hoje, a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos.
A empresa tem implementado iniciativas inovadoras. De análises avançadas e automação a aplicações de inteligência artificial e IoT, a Braskem está alavancando tecnologias digitais de ponta e metodologias de implementação ágil para melhorar o desempenho e transformar a forma como fazemos negócios. O objetivo é continuar a transformar a indústria química em um setor mais inteligente, seguro, autônomo e conectado e se transformar em uma empresa mais sustentável, inovadora, adaptável e competitiva.
Carrefour
É o maior grupo de varejo alimentar do Brasil. Mais do que um grande varejista, a empresa tem diversos braços para os negócios, atendendo diversos segmentos e se mantendo presente na rotina dos consumidores.
O objetivo da empresa é pensar na alimentação de forma mais consciente e responsável e por isso busca a liderança na transição alimentar no Brasil – uma transformação na vida das pessoas pelo Act for Food, o compromisso global para oferecer produtos de qualidade com preços acessíveis.
O Carrefour também tem direcionado seus esforços para ser um agente transformador de mercado, principalmente com o uso da inovação, visando atender o cliente da forma mais rápida e qualificada possível. Com transformação digital a empresa conseguiu acelerar a digitalização e deixar o atendimento na mão do cliente e aumentar as formas de pagamento. Não só isso, também tem sido usada a Inteligência Artificial para desenvolver a Carina, uma assistente virtual para atendimento ao cliente – um serviço avançado para o pós-venda do varejo.
Claro
A empresa é uma concessionária de telefonia móvel, fixa, banda larga e TV por assinatura. É a operadora pioneira em 5G e DSS, tecnologia que permite o uso de frequências já usadas para aumentar a qualidade da transmissão. A empresa também foi a primeira a fechar acordo para trazer o iPhone 3G da Apple para o Brasil.
Algum tempo atrás, a Claro anunciou que fechou uma parceria com a plataforma Plug and Play, que juntas apoiariam, por meio de ativos estratégicos da operadora, startups que contribuem para a inserção de empresas brasileiras no ecossistema de inovação.
Generali
Fundada em 1831, está presente em 50 países, com uma receita total de prêmios de mais de € 81,5 bilhões em 2022. A Generali é um dos maiores grupos globais de gestão de ativos e seguros. Com quase 82.000 funcionários e 69 milhões de clientes, tem uma posição de liderança na Europa e presença crescente na Ásia e na América Latina.
A empresa lançou algumas ações nos últimos 20 anos que chamaram atenção do seu lado inovador: Salesforce Service Cloud, Whatsapp, Cobertura PIX e o Comitê de Diversidade, Equidade & Inclusão e Comitê de Engajamento.
Hilab
A empresa começou em 2004 e era conhecida como Hi Technologies, hoje conhecida como Hilab. Ao passar do tempo e em 2009 a empresa criou o primeiro oxímetro de pulso humanizado no mundo: o Milli, hoje distribuído pela Medtronic, líder global em tecnologia médica.
A empresa chegou a receber um investimento da Positivo Informática em 2016 que possibilitou o contínuo trabalho em novos projetos para humanizar e reinventar a tecnologia médica.
Hospital Albert Einstein
A empresa começou em 1955 e com mais de 60 anos de existência, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein ainda mantém uma premissa: inovar e crescer, sempre com excelência.
A inovação está presente na instituição desde a concepção e, por isso, foi criada em 2014 a área de Inovação do Einstein, pelo desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo em saúde no Brasil.
A área vem liderando uma série de iniciativas de desenvolvimento e codesenvolvimento de tecnologias e negócios inovadores aplicados à saúde, com o apoio de um time formado por especialistas em gestão de inovação, propriedade intelectual, engenheiros, cientistas da computação, designers, pesquisadores e demais profissionais de saúde, assumindo um compromisso com a transformação cultural e de educação em inovação.
iFood
O iFood é uma empresa brasileira que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. E para proporcionar uma experiência incrível a cada um deles, nossa entrega vai muito além do delivery.
A empresa começou em 2011, com a Disk Cook, um guia impresso de cardápios, com uma central telefônica para onde a pessoa ligava e fazia o pedido. A ideia do iFood surgiu nesse momento, para melhorar a experiência.
No ano seguinte, o aplicativo foi lançado e também o site. Em 2015, a empresa alcançou um milhão de pedidos e no ano seguinte quase triplicaram o valor. Hoje, a plataforma oferece soluções de mercado, farmácia e pets para se conectar a gostos e necessidades cada vez mais plurais. Além disso, temos novos negócios como fintech, vale-refeição e alimentação.
Lojas Renner
A empresa começou em 1995 e se tornou líder no varejo de moda omnichannel no país. Hoje, é um ecossistema de moda e lifestyle conectada aos clientes por meio de canais digitais e mais de 600 lojas no Brasil, Argentina e Uruguai.
A inovação faz parte do DNA das Lojas Renner. Na década de 1960, a empresa foi pioneira e tornou-se a primeira de capital aberto e, em 2005, foi a primeira corporação brasileira a ter 100% das ações negociadas na Bolsa de Valores.
A empresa foca em alguns caminhos para inovação como Open Innovation, que conta com uma estrutura dedicada à conexão da organização com startups, hubs e demais agentes de inovação; Conexão com startups, uma forma de parceria e fortalecimento do relacionamento com o ecossistema de startups que são essências para a jornada; RX Ventures, um fundo que busca investir no crescimento de startups focadas em soluções inovadoras, que antecipem tendências relacionadas à estratégia de ser o maior ecossistema de moda e lifestyle; e ainda tem muito mais.
Mercado Bitcoin
A empresa aliou tecnologia e segurança para oferecer mais de 200 opções de ativos digitais, criptomoedas, Renda Fixa Digital, DeFi, Fan Tokens e quity. Além de ampliar a estratégia de investimentos com Staking
Criada em 2013, com a ideia de democratizar a criptoeconomia, a empresa tem a inovação escrita no próprio código. Seja no ambiente de trabalho ou criando novas oportunidades.
Nestlé
A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, líder mundial em alimentos e bebidas atua em 190 países e tem o propósito de revelar o poder dos alimentos para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as próximas gerações.
A empresa também é reconhecida como uma das mais inovadoras do país, visto que investe em projetos de open innovation que envolve a colaboração entre startups e iniciativa privada. A marca tem alguns pilares de inovação, são eles: crescimento, um olhar voltado para a transformação do modelo de negócios para resolver desafios operacionais, otimizar custos, gerar crescimento e eficiência; transformação de portfólio, por exemplo, com o lançamento de diversos itens orgânicos ou plant-based, feitos exclusivamente com ingredientes de origem vegetal; eficiência: a empresa possui um planejamento aplicado ao desenvolvimento de novas tecnologias para aumento de eficiência de novos processos.
Octadesk
A empresa cria soluções inovadoras, acessíveis e democráticas para que gestores e empreendedores do Brasil e do mundo aumentem receita, reduzam custos e entreguem uma melhor experiência.
Fundada em 2015 por Rodrigo Ricco e Leandro Ueda, e incorporada à Locaweb Company em 2021, a Octadesk se tornou uma das principais empresas de SaaS (Software como Serviço) que mais crescem no mundo.
Petrobras
Uma empresa de capital aberto, especializada e integrada na indústria de petróleo, gás natural e energia, operando de forma anônima. Reconhecida mundialmente por sua tecnologia de exploração e produção de petróleo e gás em águas profundas.
Para a Petrobras, a inovação e a tecnologia são componentes essenciais que vão além do negócio, desempenhando um papel fundamental na garantia de competitividade, segurança e criação de valor no futuro. Alguns exemplos de tecnologias digitais aplicadas incluem a digitalização e automação de processos, inteligência artificial, digital twins, análise de dados, computação de alto desempenho e realidade mista.
Siemens
Quando se fala em Siemens no Brasil, estamos falando de compromisso com a sociedade. Com mais de 155 anos de presença no país, a Siemens sempre se esforçou para antecipar as necessidades da sociedade e atendê-las da melhor maneira possível.
As divisões de negócios da Siemens no Brasil estão envolvidas em áreas como energia, indústria, infraestrutura e saúde. A fim de oferecer uma cobertura abrangente aos brasileiros, a Siemens conta atualmente com cerca de seis mil colaboradores distribuídos em 12 fábricas, sete centros de pesquisa e desenvolvimento e 13 escritórios regionais.
A empresa é líder em automação industrial, software, infraestrutura, tecnologia predial e transporte, com um forte foco em inovação. A Siemens contribui para a construção de um futuro global mais sustentável, concentrando-se em áreas como melhoria da qualidade de vida, infraestrutura inteligente, energia sustentável, digitalização da indústria e serviços financeiros.
Vibra Energia
Com uma trajetória de 50 anos, a empresa, anteriormente conhecida como BR Distribuidora, possui vasta experiência e tradição. No entanto, também se dedica à transição para fontes de energia mais limpas e renováveis, alinhada às melhores práticas de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa.
A empresa está em constante busca pela evolução, buscando unir, agregar e transformar. Recentemente, a Vibra lançou uma iniciativa para atrair startups lideradas por mulheres em setores como transição energética, mobilidade, conveniência, varejo, meios de pagamento e outros segmentos relacionados à energia.
VIVO
Nas últimos duas décadas, a Vivo tem sido uma das principais impulsionadoras da revolução digital no país. Fundada em 2003, a empresa conquistou 40 milhões de clientes em apenas cinco anos e, uma década depois, lançou a tecnologia 4G e o aplicativo Meu Vivo, proporcionando aos clientes a capacidade de gerenciar seus planos diretamente em seus dispositivos móveis.
Nos últimos tempos, a empresa tem implementado diversas iniciativas internas para promover mudanças significativas, criando um ambiente mais aberto, ágil e menos hierárquico. A Vivo acredita que sua cultura desempenha um papel fundamental como catalisadora da inovação. Para a empresa, a inovação é um elemento-chave para o sucesso de sua posição como líder no setor de tecnologia.
Wemobi
É uma plataforma de viagens 100% digital, da compra ao embarque, que chegou para transformar a experiência de mobilidade no Brasil. Fundada há dois anos com o conceito lowcost, sem abrir mão da qualidade e segurança, já transportou mais de 1 milhão de passageiros e conectou 19 cidades das regiões Sul e Sudeste.
A Wemobi expande-se constantemente por meio de pesquisas, como o NPS, para compreender as necessidades dos clientes. Com base nessas observações, a startup introduziu novos métodos de pagamento, como PIX e parcelamento em até 6 vezes sem juros.
Além disso, a empresa utiliza tecnologia inovadora, incluindo um aplicativo que reúne informações em um só lugar, oferece bilhetes offline e cupons de desconto exclusivos, proporcionando praticidade aos passageiros. Essas estratégias, baseadas em dados que mapeiam preferências e demandas, contribuem para a construção de uma malha rodoviária mais eficiente.