Como as PMEs podem criar sinergia de negócios
Negócios e economia

Como as PMEs podem criar sinergia de negócios

Com objetivos comuns e uma visão compartilhada para o sucesso, é mais provável que os trabalhadores se sintam investidos no sucesso geral da empresa, em vez de se concentrar apenas em sua peça do quebra-cabeça

Unir funções, departamentos ou processos para criar sinergia de negócios tornou-se uma preocupação fundamental para muitas Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que buscam impulsionar o crescimento, principalmente em tempos desafiadores de mercado como atualmente. Afinal, as equipes que trabalham juntas não são apenas capazes de ver o quadro geral dos negócios; eles podem contribuir com seus conhecimentos de maneiras inesperadas. Mas conectar departamentos de pequenas empresas, compartilhar metas e criar sinergia de negócios é mais fácil falar do que fazer. 

 

Como exatamente as PMEs podem incentivar a colaboração multifuncional que cria uma soma maior do que as partes? E uma vez que a sinergia é alcançada, como ela pode ser aproveitada? 

 

O que é sinergia empresarial? 

 

Sinergia refere-se à ideia de que um grupo que trabalha em conjunto é mais forte do que suas partes individuais. As empresas maiores às vezes procuram criar sinergia de negócios por meio de fusões e aquisições, mas a sinergia também pode ser criada internamente, por meio de colaboração entre departamentos. Para as PMEs, essa pode ser uma maneira importante de alinhar metas e maximizar as habilidades exclusivas de sua força de trabalho. 

 

Por exemplo, uma organização pode ter uma equipe de vendas que se destaca em entender os pontos problemáticos e as necessidades de seus clientes e uma equipe de P&D ou marketing que se destaca na criação de produtos ou serviços inovadores. Se eles trabalharem juntos, a equipe de vendas poderá ajudar o marketing ou P&D a identificar lacunas para novos produtos que se encaixam perfeitamente na vida de seus clientes. Ou, os representantes de serviço podem colaborar com a TI para identificar KPIs de serviço importantes e, em seguida, criar aplicativos simples de arrastar e soltar para melhorar a experiência do cliente e atingir seus benchmarks. 

 

Não muito tempo atrás, funções e departamentos eram frequentemente isolados por sua experiência, mas isso está começando a mudar. As empresas de hoje procuram cada vez mais criar sinergia por meio de colaboração entre departamentos e objetivos compartilhados. 

 

Algumas dicas para criar mais sinergia de negócios na sua empresa: 

 

Defina benchmarks em toda a empresa: é padrão definir KPIs individuais para funções como vendas e serviços, mas ao definir benchmarks em toda a empresa, as PMEs podem ajudar a força de trabalho a ver o quadro geral. Se as vendas estiverem com dificuldades, o marketing pode intervir e ver se há uma maneira mais eficaz de apresentar seu produto ou serviço. Ou o serviço pode tentar identificar oportunidades para desenvolver novos produtos com base no feedback do cliente. 

 

Foco na proximidade: pode parecer uma ideia antiquada na era do trabalho remoto, especialmente quando pesquisas mostram que 97% dos funcionários não querem voltar ao trabalho em tempo integral. Mas ainda há algo a ser dito sobre os benefícios de formação de equipe que o trabalho presencial oferece. Seja um retorno completo ao escritório, uma mudança para um trabalho híbrido ou um atendimento presencial mensal, a proximidade é importante. 

 

Forneça uma visão holística de projetos e dados: se todos estiverem trabalhando com diferentes conjuntos de dados e visualizações do cliente, a produtividade será prejudicada — assim como o serviço. Ao destruir silos para unir dados, as pequenas empresas podem fornecer às suas equipes dados confiáveis ​​em tempo real. E com dados melhores, as equipes podem colaborar de qualquer lugar, a qualquer momento, além de obter uma visão 360º de seus clientes. 

 

Celebre e se compadeça como uma equipe: ao olhar para os sucessos e contratempos de toda a organização de uma maneira holística, as PMEs podem incentivar seus funcionários a se concentrarem nas vitórias de toda a empresa, em vez de estatísticas individuais. Além disso, celebrar e se solidarizar juntos ajudará a força de trabalho a se sentir mais emocionalmente envolvida em seu trabalho, em vez de vê-lo como algo transacional. 

 

Conecte equipes com ferramentas digitais e painéis compartilhados: a nova força de trabalho está sendo turbinada pela tecnologia. As ferramentas baseadas em IA facilitam a automatização de tarefas mundanas, enquanto os sistemas de CRM ajudam as PMEs a se conectarem melhor com seus clientes. E ao criar painéis compartilhados e KPIs universais, as empresas podem garantir que suas equipes tenham as ferramentas necessárias para ter sucesso além do momento atual. 

 

Agende reuniões recorrentes entre as equipes: a mudança para o trabalho remoto oferece alguns benefícios fantásticos, incluindo flexibilidade e melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Mas é importante incentivar um senso de trabalho em equipe e garantir que os funcionários não comecem a se sentir isolados e desconectados. Reuniões regulares entre as equipes podem impulsionar o alinhamento, aumentar a sinergia dos negócios e promover um senso de comunidade. 

 

Incentive o feedback entre as funções: quando as equipes não estão conectadas e não compartilham informações, é provável que insights cruciais estejam sendo esquecidos. Incentive diferentes funções ou departamentos a fornecer feedback sobre quaisquer pontos problemáticos ou desafios que encontrarem. Não é apenas possível que outras equipes possam apontar problemas; podem até ser capazes de desenvolver soluções inovadoras. 

 

Preencha as lacunas de habilidades em diferentes departamentos: ter equipes ágeis e com habilidades cruzadas pode permitir uma melhor solução de problemas. Por exemplo, se os representantes de serviço estiverem enfrentando um gargalo de produtividade, pode ser possível para alguém com habilidades de TI diagnosticar o problema e desenvolver uma solução inovadora. Ou alguém com experiência em vendas pode compartilhar o feedback do comprador e ajudar a equipe de marketing a criar suas mensagens. 

 

Incentive a empatia: uma das coisas mais impactantes a sair do confinamento foi a mudança para a construção de relacionamentos mais significativos. À medida que a pandemia atingiu, as empresas se concentraram no bem-estar de seus funcionários e criaram mensagens mais empáticas ao interagir com os clientes. Essa nova cultura empresarial levou a uma reavaliação de prioridades. Ao nutrir a empatia, é mais fácil impulsionar o trabalho em equipe e a colaboração.  

 

Qualifique a força de trabalho: nunca foi tão fácil dar à força de trabalho as habilidades necessárias para ter sucesso em um clima imprevisível. À medida que as funções evoluem, as habilidades também devem evoluir. Plataformas de treinamento sob demanda facilitam o trabalho de habilidades cruzadas e de qualificação dos trabalhadores para desempenhar todas as funções. E com caminhos de aprendizado personalizados e um elemento gamificado, tornando o aprendizado de novas habilidades relevante e divertido. 

 

A colaboração interdepartamental pode ajudar as PMEs a atingir todo o seu potencial 

 

Para as PMEs, em particular, maximizar o talento é uma consideração importante. A experiência é mais valiosa quando pode ser acessada conforme necessário, em toda a organização. Portanto, embora tenha havido muita conversa sobre quebrar os silos de informação para obter o valor total dos dados de uma organização, é tão importante quebrar os silos de “pessoas” para tirar o máximo proveito da força de trabalho. 

 

Mas a experiência estendida não é a única vantagem da sinergia de negócios, pois a colaboração também pode contribuir para uma cultura de produtividade, inovação, trabalho em equipe e inclusão em toda a empresa. E com objetivos comuns e uma visão compartilhada para o sucesso, é mais provável que os trabalhadores se sintam investidos no sucesso geral da empresa, em vez de se concentrar apenas em sua peça do quebra-cabeça.


Este artigo foi produzido por Carlos Busch, Partner e Executivo no Grupo Primo, Mentor/Palestrante em Escalar Negócios com as melhores práticas em Vendas, Marketing, Growth e Customer Experience, e colunista da MIT Technology Review Brasil.

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