Como a Internet levou ao extremo a tradição do pacote vermelho do Ano Novo chinês
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Como a Internet levou ao extremo a tradição do pacote vermelho do Ano Novo chinês

As empresas chinesas de tecnologia distribuem milhões de dólares em pacotes vermelhos a cada Ano Novo Lunar. Mas os usuários precisam ganhá-los por meio de uma série de tarefas complexas.

Se você perguntar a qualquer criança na China qual é a coisa mais empolgante de dar as boas-vindas a mais um ano, ela provavelmente responderá: os pacotes vermelhos. É uma tradição festiva: durante as comemorações de fim de ano, as pessoas distribuem envelopes vermelhos cheios de dinheiro vivo para os membros mais jovens da família. Você pode receber presentes em dinheiro de forma confiável todos os anos até se formar na escola e começar a trabalhar em tempo integral.

O Ano Novo Chinês foi no início de fevereiro, portanto é uma ótima oportunidade para falar sobre como a tradição de dar pacotes vermelhos, que existe há centenas de anos, evoluiu na era digital. Embora eu não esteja na China agora, ainda consegui enviar dois pacotes vermelhos para meu sobrinho e minha sobrinha, por meio de pagamentos móveis no WeChat.

Na verdade, os pacotes vermelhos não se transformaram apenas de uma atividade física em uma atividade digital. Eles se tornaram uma forma de as empresas chinesas de tecnologia ganharem muito dinheiro a cada ano e atraírem novos usuários e tráfego. Em troca, os usuários precisam seguir regras cada vez mais complicadas para ganhar alguns trocados.

A digitalização da doação do pacote vermelho começou no início da década de 2010, quando super aplicativos como Alipay e WeChat tornaram conveniente para todos enviar e receber dinheiro em seus telefones. Eles também introduziram mecanismos que deram nova vida à tradição, como um sistema de distribuição aleatória, em que as pessoas colocam um pacote vermelho gigante em um bate-papo em grupo e todos que o abrirem receberão uma parte aleatória do valor total.

A promessa de recompensas variáveis aumenta a sensação de empolgação quando você recebe uma grande parte. Ela também fez com que aqueles que não receberam muito pedissem outra chance, o que realmente a transformou em um ponto central da nova cultura do pacote vermelho.

E não demorou muito para que as empresas de tecnologia se tornassem as que distribuíam o dinheiro.

Em 2015, a WeChat decidiu distribuir mais de US$ 80 milhões em pacotes vermelhos durante o Festival de Gala da Primavera, uma tradição anual na China que reúne a família em torno da TV. Para obter uma parte dos pacotes vermelhos da WeChat, as pessoas tinham que agitar seus telefones em um determinado momento do show. De acordo com os dados fornecidos pela WeChat, durante a véspera do Ano Novo Lunar, as pessoas agitaram seus telefones 11 bilhões de vezes. No auge, agitaram 800 milhões de vezes em apenas um minuto.

Esse imenso sucesso inspirou todas as outras empresas de tecnologia da China a entrarem no jogo e gastarem milhões de dólares. Hoje, todos os principais aplicativos oferecem uma versão dessa promoção durante o ano novo. Mas o que os usuários precisam fazer em troca se tornou muito mais complicado.

Por exemplo, para participar de um dos eventos do pacote vermelho deste ano no Douyin, a versão chinesa do TikTok, os usuários precisam concluir uma série de tarefas: fazer login todos os dias, convidar novos usuários para a plataforma, carregar um avatar, seguir determinadas contas, configurar um bate-papo em grupo, publicar um gif no bate-papo em grupo, fazer uma chamada de vídeo, carregar um vídeo, assistir a vídeos por um período mínimo e fazer download de outros aplicativos. Quanto mais tempo você estiver disposto a gastar nessas tarefas, mais você receberá do aplicativo.

A década de 2010 foi marcada por um imenso crescimento no setor de internet nos aparelhos móveis da China, e um dos resultados duradouros é que os aplicativos se tornaram muito sofisticados na gamificação de seus truques para atrair usuários e tráfego. As promoções de pacotes vermelhos do ano novo são essencialmente o auge desses truques de promoção.

Como as regras ficam cada vez mais complicadas, a maioria das pessoas não tem tempo para acompanhar cada um dos minijogos. Parei de participar dessas promoções de pacotes vermelhos há alguns anos porque o pagamento é sempre muito baixo em comparação com os esforços necessários. (Será que estou disposto a enviar mensagens para cinco dos meus amigos da faculdade com quem não falo há anos para ganhar esse presente de US$ 5 em dinheiro? Não.)

Mas ainda há pessoas que levam isso a sério. Conforme relatado por publicações chinesas, algumas pessoas, principalmente as menos favorecidas, estudam minuciosamente as regras desses jogos de pacote vermelho, na esperança de ganhar uma fortuna com eles. Como os jogos recompensam as interações sociais, algumas pessoas realmente pagam outras com seu próprio dinheiro para participar dos esforços. Surgiram até mesmo novos aplicativos que conectam pessoas que estão jogando no sistema.

Esse é um lado do mundo tecnológico chinês que o público externo não vê com frequência. O setor chinês de internet móvel está saturado de minijogos ou incentivos projetados para buscar o crescimento infinito.

Graças ao Temu, o aplicativo chinês de comércio eletrônico ultrarrápido que está gastando milhões de dólares em anúncios no Super Bowl, os usuários fora da China também podem experimentar esses truques. A roda giratória de cupons, a solicitação interminável de convidar novos amigos para participar do aplicativo e o minijogo de agricultura para mantê-lo ligado — essas são as táticas com as quais os usuários chineses estão muito familiarizados.

Pelo que ouvi, a maioria das pessoas ainda o vê como um incômodo. Mas, como mostra a longevidade das promoções de pacotes vermelhos na China, assim que as empresas encontrarem o público certo e o modelo de lucratividade adequado, essas acrobacias poderão se tornar um fato da vida online para todos nós.

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