Entenda as ambições da Clear de gerenciar sua identidade
Negócios e economia

Entenda as ambições da Clear de gerenciar sua identidade

A empresa que ajudou milhões de pessoas a evitar filas de segurança quer oferecer um futuro sem barreiras—em troca de sua face.

Banner indicando a posição do botão de download do artigo em formato pdf

Se você já passou por um grande aeroporto nos EUA, provavelmente conhece, ainda que de forma superficial, a Clear. Talvez você tenha notado os totens antes dos postos de segurança, os atendentes de coletes azuis que levam clientes ao início da fila (talvez logo à sua frente), ou tenha sido abordado pelas, às vezes insistentes, ofertas para se inscrever no serviço e também pular as filas. Afinal, há algo que as pessoas detestem mais do que esperar em filas? 

Com presença dominante em aeroportos, a Clear Secure, avaliada em cerca de US$ 3,75 bilhões, tornou-se a empresa de identidade biométrica mais visível nos Estados Unidos. Nos últimos 20 anos, a Clear instalou mais de 100 filas de atendimento em 58 aeroportos pelo país e, na última década, expandiu seus serviços para 17 arenas esportivas e estádios, de San Jose a Denver e Atlanta. Mais recentemente, sua plataforma de verificação de identidade pode ser usada para alugar ferramentas na Home Depot, expor seu perfil a recrutadores no LinkedIn e, desde este mês, verificar sua identidade como passageiro no Uber. 

E, se depender da Clear, essa tecnologia estará em breve em sua loja favorita, banco ou consultório médico—ou em qualquer lugar onde você atualmente precisa tirar sua carteira ou, claro, esperar em filas. A empresa, que ajudou milhões de membros aprovados a evitar filas de segurança em aeroportos, agora trabalha para expandir seu serviço “sem atrito” e “focado no rosto” para praticamente todos os lugares, online e offline, prometendo garantir que você é quem diz ser e está onde deveria estar. Em uma chamada com investidores no início deste ano, a CEO Caryn Seidman Becker descreveu a visão da empresa como sendo “a camada de identidade da internet” e a “plataforma de identidade universal” para o mundo físico. 

Tudo o que você precisa fazer é aparecer—e mostrar o rosto. 

Biometria como ferramenta, não como produto 

Essa experiência é possível graças à tecnologia biométrica, mas a Clear não é apenas uma empresa de biometria. Como Seidman Becker enfatizou aos investidores, “a biometria não é o produto… é uma funcionalidade.” Em uma entrevista de podcast em 2022, ela comparou a Clear a empresas como Amazon e Apple, com o objetivo, segundo ela, de “tornar as experiências mais seguras e fáceis, devolver às pessoas seu tempo, dar mais controle e usar a tecnologia para… criar experiências sem atrito.” (A Clear não disponibilizou Seidman Becker para entrevista.) 

Embora a empresa esteja trabalhando nesse conceito há anos, o momento atual parece propício. Uma série de fatores está acelerando a adoção e a necessidade de tecnologias de verificação de identidade: fraudes cada vez mais sofisticadas, impulsionadas por inteligência artificial que dificulta distinguir o real do falso; vazamentos de dados constantes; consumidores mais preocupados com privacidade e segurança; e os efeitos persistentes da pandemia, que popularizou experiências “sem contato.” 

Esses fatores criaram uma urgência em torno da verificação de identidades, gerando uma grande oportunidade para a Clear. Seidman Becker previu, por anos, que a biometria se tornaria algo comum. 

O custo de uma experiência sem atrito 

Agora que a biometria entrou no mainstream, resta saber quem paga o preço por essa conveniência. Críticos alertam que nem todos se beneficiarão de um mundo em que a identidade passa pela Clear—talvez por ser um serviço caro ou por limitações tecnológicas que dificultam identificar pessoas negras, com deficiência ou cuja identidade de gênero não coincide com documentos oficiais. 

Além disso, Kaliya Young, especialista em identidade que já atuou como consultora do governo dos EUA, alerta que permitir que uma única empresa privada controle nossos dados biométricos—especialmente os faciais—é um modelo arriscado. “Parece que estão tentando criar um sistema como o login do Google, mas para tudo na vida real,” diz Young. Embora opções de login único como as do Google, Facebook ou Apple sejam convenientes, elas centralizam dados pessoais em uma única entidade com fins lucrativos, aumentando os riscos de privacidade e segurança. “Estamos basicamente vendendo nossa identidade a uma empresa privada, que será a guardiã… de tudo.” 

Embora menos conhecida que o Google, a Clear já conta com mais de 27 milhões de usuários, tornando-se “um dos maiores repositórios privados de identidades no planeta,” segundo Nicholas Peddy, diretor de tecnologia da Clear, em entrevista à MIT Technology Review neste verão. 

Com a Clear cada vez mais próxima de realizar sua visão de um futuro sem barreiras, é hora de entender como chegamos até aqui e o que significa fazer parte desse sistema. 

Uma nova fronteira na gestão de identidades 

Imagine isso: no futuro, em uma manhã de sexta-feira, você está correndo para cumprir sua lista de tarefas antes de uma viagem para Nova York. 

De manhã, você se candidata a um novo emprego no LinkedIn. Durante o almoço, sabendo que recrutadores estão vendo seu perfil profissional verificado pela Clear, você vai à Home Depot, confirma sua identidade com uma selfie e aluga uma furadeira para um reparo no banheiro. À tarde, dirige até o consultório médico; sua identidade já foi confirmada anteriormente por mensagem de texto, e você registra sua chegada com uma selfie em um totem da Clear. 

Antes de dormir, planeja a viagem ao aeroporto e ajusta o alarme—não tão cedo, porque sabe que, com a Clear, poderá despachar as malas e passar pela segurança rapidamente. 

Ao chegar em Nova York, você vai ao Barclays Center para ver seu cantor favorito e evita a fila longa, entrando pela fila rápida da Clear. Já tarde da noite, pega um Uber para casa; o motorista sente-se mais seguro graças ao seu perfil de passageiro verificado. 

Em nenhum momento você precisou mostrar sua carteira de motorista ou preencher formulários repetitivos. Tudo estava armazenado e pronto. Tudo foi fácil; tudo foi sem atrito. 

Este é o mundo que a Clear está construindo ativamente. 

Parte do poder da Clear, segundo Caryn Seidman Becker, é a capacidade de substituir completamente as nossas carteiras: cartões de crédito, carteiras de motorista, cartões de seguro saúde e até mesmo chaves de acesso de prédios. Mas para que a Clear vincule sua identidade digital ao seu eu no mundo real, você precisa, primeiro, fornecer um pouco de seus dados pessoais—especificamente, seus dados biométricos. 

A biometria refere-se a características físicas e comportamentais únicas—como rostos, impressões digitais, íris, vozes e modos de andar—que nos identificam como indivíduos. Essas características, para o bem ou para o mal, geralmente permanecem estáveis ao longo de nossas vidas. 

A conveniência e os riscos da biometria 

Usar biometria para identificação pode ser conveniente, especialmente porque pessoas frequentemente perdem carteiras ou esquecem respostas a perguntas de segurança. No entanto, se alguém comprometer um banco de dados de informações biométricas, a conveniência pode se transformar em um grande risco: não é possível simplesmente mudar o rosto ou as impressões digitais como se troca uma senha comprometida. 

Na prática, existem duas formas principais de usar biometria para identificar indivíduos. O primeiro método, chamado de “um-para-muitos” ou “um-para-n,” compara um identificador biométrico de uma pessoa com um banco de dados cheio desses identificadores. Esse método está associado a preocupações sobre vigilância distópica, como o uso de reconhecimento facial em tempo real para identificar pessoas nas ruas. 

Já o segundo método, conhecido como “um-para-um,” é a base do funcionamento da Clear. Ele compara um identificador biométrico (como o rosto de uma pessoa ao vivo) com um modelo biométrico previamente registrado (como a foto de um passaporte) para verificar se eles coincidem. Esse método geralmente é realizado com o consentimento do indivíduo e, argumenta-se, apresenta menor risco à privacidade. Muitas vezes, inclui uma etapa de verificação de documentos, como confirmar que um passaporte é legítimo e corresponde à fotografia usada para cadastro no sistema. 

O contexto pós-11 de setembro 

Após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, o Congresso dos EUA viu com urgência a necessidade de uma melhor gestão de identidade, já que 18 dos 19 sequestradores usaram documentos falsos para embarcar nos voos. Como resposta, a recém-criada Administração de Segurança nos Transportes (TSA, na sigla em inglês) implementou processos que desaceleraram significativamente as viagens aéreas. 

“Todo mundo era tratado da mesma forma nos aeroportos,” lembra Steven Brill, empreendedor em mídia e fundador da Verified Identity Pass (VIP), incluindo, notoriamente, o ex-vice-presidente Al Gore. “Parecia muito democrático… mas, em termos de gerenciamento de riscos, não fazia sentido.” 

O Congresso autorizou a TSA a criar um programa para permitir que pessoas aprovadas em verificações de antecedentes fossem reconhecidas como viajantes confiáveis e pudessem evitar parte da inspeção nos aeroportos. 

Em 2003, Brill uniu forças com Ajay Amlani, empresário de tecnologia e ex-assessor do Departamento de Segurança Interna, para fundar a VIP, uma empresa destinada a fornecer verificação de identidade biométrica para o novo programa da TSA. “A visão,” diz Amlani, “era criar uma faixa rápida unificada—similar a uma pista de pedágio.” 

VIP e as primeiras Clear Cards 

Em 2005, a VIP foi lançada no Aeroporto Internacional de Orlando, na Flórida. Os membros, que pagavam inicialmente US$ 80, recebiam “Clear Cards” contendo representações criptográficas de suas impressões digitais, escaneamentos de íris e fotos tiradas no cadastro. Esses cartões eram usados para acessar filas rápidas nos aeroportos. 

Grandes empresas, como a Lockheed Martin, que já fornecia tecnologia biométrica ao Departamento de Defesa dos EUA e ao FBI, ficaram responsáveis pela implementação do sistema da VIP, com apoio técnico de empresas como Oracle. Isso permitiu que a VIP se concentrasse em marketing, preços, branding e políticas de privacidade dos consumidores. 

Em 2009, quase 200.000 pessoas haviam aderido ao programa. A empresa recebeu US$ 116 milhões em investimentos e firmou contratos com cerca de 20 aeroportos. Parecia promissor—até que um incidente expôs os riscos de um sistema baseado em dados pessoais sensíveis. 

Um laptop perdido e uma grande oportunidade 

Desde o início, surgiram preocupações sobre privacidade, liberdades civis e equidade associadas ao sistema da VIP. Grupos como o Electronic Privacy Information Center (EPIC) alertaram que o sistema poderia criar uma infraestrutura de vigilância baseada em informações pessoais sensíveis. No entanto, pesquisas do Pew Research Center na época mostravam que a maioria do público considerava necessário sacrificar algumas liberdades civis em nome da segurança. 

Então, um problema de segurança abalou toda a operação. 

No verão de 2008, a VIP relatou que um laptop não criptografado, contendo endereços, datas de nascimento e números de passaporte e carteira de motorista de 33.000 solicitantes, desapareceu de um escritório no Aeroporto Internacional de São Francisco. Isso violava os protocolos de segurança da TSA, que exigiam a criptografia de todos os laptops contendo dados pessoais. 

Embora o laptop tenha sido recuperado cerca de duas semanas depois e a empresa tenha afirmado que nenhum dado foi comprometido, o incidente gerou uma crise para a VIP. Meses depois, investidores forçaram Brill a deixar a empresa, e os custos associados levaram à falência e ao fechamento em 2009. 

A aquisição pela Alclear 

Usuários insatisfeitos entraram com uma ação coletiva contra a VIP para recuperar taxas de adesão e “danos punitivos.” Alguns reclamaram por terem renovado recentemente suas assinaturas; outros temiam pelo destino de suas informações pessoais. Um juiz temporariamente impediu a empresa de vender os dados dos usuários, mas a decisão não se manteve. 

Foi então que Caryn Seidman Becker e Ken Cornick, ambos gestores de fundos de hedge, enxergaram uma oportunidade. Em 2010, eles compraram a VIP e seus dados de usuários em um leilão de falência por menos de US$ 6 milhões e registraram uma nova empresa chamada Alclear. “Eu acreditava muito em biometria,” disse Seidman Becker em 2017. “Queria construir algo que tornasse o mundo um lugar melhor, e a Clear era essa plataforma.” 

Inicialmente, a nova Clear seguiu os passos de sua predecessora 

A Lockheed Martin transferiu as informações dos membros para a nova empresa, que adquiriu o hardware da VIP e continuou utilizando os cartões Clear para armazenar os dados biométricos dos membros. 

Após o relançamento, a Clear começou a firmar parcerias com empresas da indústria de viagens, como American Express, United Airlines, Alaska Airlines, Delta Airlines e Hertz Rental Cars, oferecendo seu serviço gratuitamente ou com desconto. (A Clear não especifica quantos usuários recebem descontos, mas, em chamadas de resultados, a empresa enfatizou esforços para reduzir o número de membros que pagam tarifas reduzidas.) 

Em 2014, avanços na latência da internet e na velocidade de processamento biométrico permitiram que a Clear eliminasse os cartões e migrasse para um sistema baseado em servidores—sem comprometer a segurança dos dados, segundo a empresa. A Clear destaca que segue os padrões da indústria para proteger dados, utilizando métodos como criptografia, firewalls e testes de penetração realizados por equipes internas e externas. Além disso, afirma manter “caixas bloqueadas” para dados relacionados a viajantes aéreos. 

O desafio da segurança de dados 

No entanto, bancos de dados desse tipo são alvos constantes. “Quase todos os dias há uma grande violação ou invasão,” alerta Chris Gilliard, pesquisador de privacidade e vigilância e co-diretor do Critical Internet Studies Institute. Ao longo dos anos, até mesmo informações biométricas supostamente bem protegidas já foram comprometidas. Por exemplo, em 2022, uma violação de dados na empresa de testes genéticos 23andMe expôs informações sensíveis de quase 7 milhões de clientes, incluindo localizações geográficas, árvores genealógicas e fotos enviadas pelos usuários. 

Essa é a preocupação de Kaliya Young, uma das criadoras dos padrões abertos de gestão de identidade Open ID Connect e OAuth. Para ela, o modelo da Clear é a “arquitetura errada” para gerenciar identidades digitais, pois centralizar dados biométricos em um banco de dados, mesmo criptografado, é muito arriscado. Ela e outros especialistas acreditam que a forma mais segura de gerenciar identidades digitais é por meio de credenciais armazenadas nos dispositivos dos usuários, como carteiras digitais. “Essas credenciais digitais podem incluir biometria, mas os dados biométricos de um banco central não seriam acessados diariamente,” afirma Young. 

Falhas de segurança e confiança 

Não é apenas o risco de vazamentos de dados que preocupa. Em 2022 e 2023, a Clear enfrentou três incidentes de segurança em aeroportos. Em um caso, um passageiro conseguiu passar nos controles da Clear usando um cartão de embarque encontrado no lixo. Em outro, no Alabama, um viajante registrou-se no sistema da Clear usando a identidade de outra pessoa e conseguiu passar pelos primeiros pontos de checagem antes de ser flagrado tentando levar munição por um controle seguinte. 

Esses incidentes levaram a uma investigação da TSA (Administração de Segurança nos Transportes), que revelou informações preocupantes: quase 50.000 fotos usadas pela Clear para cadastrar clientes foram marcadas como “não correspondentes” pelo software de reconhecimento facial da empresa. Algumas fotos sequer incluíam rostos inteiros, segundo a Bloomberg. Em resposta, a Clear descreveu o problema como “um erro humano único” e afirmou que “as imagens em questão não foram utilizadas durante o processo seguro e em várias camadas de cadastro.” 

A luta para ser “o escolhido” 

Steven Brill, fundador da VIP, explicou em uma conversa recente que sempre imaginou a Clear expandindo seu alcance além dos aeroportos. “A ideia era que, uma vez que você tivesse uma identidade confiável, poderia usá-la para muitas coisas diferentes,” disse ele. Mas ele reconheceu o desafio: “O truque é criar algo que seja aceito universalmente. Essa é a batalha que a Clear e qualquer outra empresa nesse setor precisam enfrentar: como se tornar a escolhida?” 

A empresa de pesquisa de mercado Goode Intelligence estima que, até 2029, haverá 1,5 bilhão de carteiras de identidade digitais em uso no mundo, com aplicações para viagens liderando o mercado, gerando uma receita estimada de US$ 4,6 bilhões. Apesar de ser uma das pioneiras, a Clear não é a maior nesse setor. A ID.me, por exemplo, oferece serviços semelhantes de verificação de identidade baseada em reconhecimento facial e possui mais de 130 milhões de usuários, muito mais do que os 27 milhões da Clear. A ID.me também já está integrada a agências federais e estaduais dos EUA, como o IRS. 

Porém, Alan Goode, CEO da Goode Intelligence, afirma que a vantagem de pioneirismo da Clear, especialmente nos EUA, a coloca em uma posição favorável para se tornar mais influente na América do Norte e potencialmente “a escolhida.” 

Além do setor de viagens 

A Clear começou a diversificar suas operações em 2015, oferecendo acesso rápido biométrico ao então AT&T Park, em San Francisco. Estádios na Califórnia, Colorado, Washington e em outras cidades seguiram o exemplo. Os fãs podem baixar o aplicativo gratuito da Clear e escanear um código QR para evitar filas, acessando vias designadas da Clear. 

Por um tempo, a Clear também promoveu sistemas de pagamento biométrico em alguns locais, incluindo dois em Seattle, que integravam verificação de idade. Em parceria com a Budweiser, desenvolveu a máquina “Bud Now,” que usava impressões digitais para verificar identidade, idade e processar pagamentos. Esses programas, descritos pela Clear como “projetos pilotos,” já foram encerrados. 

Pandemia e uma nova direção 

A pandemia de covid-19 atingiu fortemente a Clear, mas também acelerou sua entrada em novos mercados. A empresa lançou o Health Pass, que permitia a organizações confirmar o status de saúde de funcionários e visitantes. Usuários podiam carregar seus comprovantes de vacinação no aplicativo da Clear. O programa foi adotado por cerca de 70 parceiros, incluindo estádios da NFL, o T-Mobile Park dos Mariners e o Museu Memorial do 11 de Setembro. 

Com a queda na demanda por verificação de vacinas, o Health Pass foi desativado em março de 2024. Ainda assim, como afirmou Jason Sherwin, diretor sênior de desenvolvimento de negócios de saúde da Clear, em uma entrevista recente: “Essa foi nossa primeira incursão na área de saúde”—um setor que agora é o foco principal da empresa fora dos aeroportos. Hoje, totens da Clear estão sendo testados para registros de pacientes no Wellstar Health Systems, na Geórgia, em parceria com a Epic, uma das maiores fornecedoras de registros eletrônicos de saúde nos EUA. 

O Health Pass e a expansão da Clear 

O Health Pass permitiu que a Clear expandisse suas operações em um momento de grande incerteza para negócios focados em viagens. Em novembro de 2020, a Clear contava com cerca de 5 milhões de membros; hoje, esse número quintuplicou. A empresa abriu capital em 2021 e, desde então, tem registrado crescimento anual de receita em dois dígitos. 

O sistema de registro em consultórios médicos, que verifica a identidade dos pacientes por meio de selfies, faz parte da plataforma Clear Verified, desenvolvida ao longo dos últimos anos. Essa plataforma permite que parceiros—como sistemas de saúde, varejistas físicos, hotéis e plataformas online—integrem as verificações de identidade da Clear em seus próprios processos de autenticação de usuários. A ideia parece ser um benefício mútuo: a Clear ganha mais usuários e taxas dos parceiros, enquanto as empresas confirmam a identidade de seus clientes, que, em teoria, aproveitam uma experiência “sem atrito.” 

Uma parceria de destaque foi anunciada no ano passado com o LinkedIn. “Sabemos que autenticidade importa e queremos que as pessoas, empresas e empregos com os quais você interage sejam reais e confiáveis,” afirmou Oscar Rodriguez, chefe de confiança e privacidade do LinkedIn, em comunicado à imprensa. 

A vantagem estratégica da Clear: sua rede 

Tudo isso forma a base da maior vantagem competitiva da Clear: sua rede. Executivos frequentemente mencionam seus usuários “integrados” em diversos serviços e plataformas, além de seu “ecossistema,” que inclui os locais onde o sistema é utilizado. Como explica Nicholas Peddy, CTO da Clear, a proposta de valor da empresa hoje não está necessariamente em uma tecnologia específica ou algoritmo biométrico, mas em como tudo é conectado e funciona de maneira universal. A Clear, diz ele, deveria estar “onde quer que nossos consumidores precisem de nós,” tornando-se algo “onipresente, que todos possuem.” 

Em um prospecto aos investidores durante o IPO, a empresa resumiu sua visão: “Acreditamos que a Clear permite que nossos parceiros capturem não apenas uma maior fatia da carteira de seus clientes, mas também uma maior fatia de suas vidas.” 

Quanto mais a Clear se integra ao cotidiano dos clientes, mais dados valiosos ela pode coletar. Segundo a política de privacidade da empresa, todas as interações e experiências dos usuários podem ser rastreadas. Embora a Clear afirme que não vende dados e nunca compartilha informações biométricas ou de saúde sem “consentimento expresso,” ela também detalha os dados não biométricos que coleta para pesquisa de consumo e marketing. Isso inclui informações demográficas, registros de uso dos produtos da Clear, além de imagens e vídeos digitais dos usuários. 

Documentos obtidos pelo OneZero revelaram um exemplo do que a Clear considerou fazer com dados de clientes. Uma apresentação de 2015 para o Aeroporto Internacional de Los Angeles, intitulada “Identity Dashboard—Valuable Marketing Data,” mostrava dados coletados, como número de jogos esportivos frequentados pelos usuários, companhias aéreas favoritas, destinos principais, e frequência de viagens em classe econômica ou executiva. 

Representantes da Clear enfatizaram à MIT Technology Review que a empresa “não compartilha ou vende informações sem consentimento” e utilizam um sistema de segurança multilayer “de classe mundial.” Ainda assim, críticos alertam que o acúmulo de dados dos clientes cria uma nova “superfície de ataque.” Como explica Chris Gilliard, pesquisador de privacidade: “Isso nos torna menos seguros, pois um identificador consistente em todas as áreas da sua vida pública e privada é o sonho de qualquer hacker, malfeitor ou autoritário.” 

Mini Banner - Assine a MIT Technology Review

Um futuro baseado no reconhecimento facial 

Atualmente, a Clear está no meio de outra grande mudança: substituir o uso de escaneamento de íris e impressões digitais por reconhecimento facial nos aeroportos. Segundo um porta-voz da TSA (Administração de Segurança nos Transportes), isso faz parte de uma “atualização obrigatória dos sistemas de verificação de identidade.” 

No passado, Caryn Seidman Becker reconheceu que o reconhecimento facial “para propósitos de alta segurança” ainda não era confiável, mas que a tecnologia melhorou significativamente. Segundo a Clear, os avanços incluem melhorias na qualidade das imagens por meio de captura, foco e iluminação otimizados. 

A transição para o reconhecimento facial visa reduzir ainda mais os atritos no processo de verificação. “É quase como se você não precisasse parar de andar,” afirma Peddy. “Você se aproxima, escaneia seu rosto e segue diretamente para a TSA.” 

Essa mudança faz parte de uma tendência mais ampla nos EUA de adoção do reconhecimento facial em viagens, alinhando o país às práticas de muitos aeroportos internacionais. A TSA começou a expandir programas piloto de identificação facial este ano, enquanto companhias aéreas como Delta e United introduziram o uso de rostos para embarque, despacho de bagagens e acesso a lounges. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) também está implementando um processo de viagens “sem contato,” permitindo que passageiros realizem check-in, despacho de bagagens e embarque usando apenas o rosto. 

Preocupações com privacidade 

Especialistas em privacidade temem que o uso de rostos como identificadores seja ainda mais arriscado do que outros métodos biométricos. “É muito mais fácil escanear rostos passivamente do que íris ou impressões digitais,” alerta o senador Jeff Merkley, crítico da vigilância governamental e dos planos da TSA para expandir o reconhecimento facial. Segundo ele, uma vez criado um banco de dados de rostos, ele se torna uma ferramenta potencialmente mais poderosa para vigilância do que impressões digitais. 

“Todos que valorizam privacidade, liberdade e direitos civis deveriam estar preocupados com o uso crescente e sem controle da tecnologia de reconhecimento facial por corporações e pelo governo federal,” conclui Merkley. 

Mesmo que a Clear não esteja no ramo de vigilância hoje, o futuro pode ser incerto 

A Clear poderia, teoricamente, mudar de direção ou enfrentar falência e, mais uma vez, vender suas partes, incluindo os dados dos usuários. Jeramie Scott, conselheiro sênior do EPIC (Projeto de Supervisão de Vigilância), destaca que a “falta de regulamentação federal de privacidade” nos obriga a confiar unicamente nas promessas dessas empresas: “O que elas dizem sobre como implementam o reconhecimento facial hoje não significa que será assim amanhã.” 

Essa preocupação é agravada pelo fato de que as imagens armazenadas por empresas como a Clear são “geralmente de qualidade muito superior” às obtidas por coleta na internet. Albert Fox Cahn, diretor executivo do Projeto de Supervisão de Tecnologia de Vigilância (STOP), alerta que isso torna os dados da Clear potencialmente mais úteis para vigilância do que os de empresas controversas, como a Clearview AI. 

A eficácia e os desafios do reconhecimento facial 

Mesmo com avanços, sistemas de reconhecimento facial enfrentam dificuldades em identificar certos grupos. Um relatório de 2019 do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) mostrou que esses sistemas apresentam maior imprecisão com pessoas negras, de ascendência asiática, mulheres, idosos e crianças. O NIST ainda não testou a precisão com indivíduos transgêneros, mas Gilliard acredita que os algoritmos também falhariam nesse caso. 

Testes mais recentes indicam melhorias, segundo Chad Boutin, porta-voz do NIST. No entanto, a precisão ainda está longe dos “cinco noves” (99,999% de precisão) mencionados por Seidman Becker como objetivo da Clear. A Clear afirma que suas atualizações recentes, combinadas com o uso de “galerias menores de fotos de membros,” tornam sua tecnologia “adequada para ambientes seguros como aeroportos.” 

Ainda assim, mesmo uma pequena taxa de erro em um sistema usado centenas de milhares de vezes por dia pode deixar muitas pessoas em risco de identificação incorreta, explica Hannah Quay-de La Vallee, tecnóloga do Centro para Democracia e Tecnologia. Além disso, a acessibilidade dos serviços pode ser limitada. A assinatura da Clear para viajantes, por exemplo, recentemente aumentou para US$ 199 ao ano, restringindo o acesso para alguns. 

Problemas com a plataforma Clear Verified 

A plataforma gratuita Clear Verified já enfrentou dificuldades de acesso. No LinkedIn, por exemplo, o site incentiva usuários a verificarem suas identidades com e-mails corporativos ou via Clear, prometendo mais engajamento. No entanto, alguns usuários relataram problemas: mesmo após o envio de selfies, não conseguiram verificar suas identidades devido a detalhes como ter números de telefone de operadoras menores ou números recentes. Um usuário no Reddit destacou que “ser verificado é essencial para conseguir um emprego.” 

O LinkedIn afirmou que recrutadores não podem filtrar ou ranquear candidatos com base no selo de verificação, mas indicou que essas informações ajudam as pessoas a tomar decisões mais informadas ao expandir suas redes ou se candidatar a empregos. A Clear declarou apenas que “trabalha com parceiros para fornecer o nível de garantia de identidade necessário” e redirecionou perguntas de volta ao LinkedIn. 

Um futuro “opcional” que pode não ser realmente opcional 

O que pode ser pior do que esperar na fila, ou ser ultrapassado, é acabar na fila errada—talvez uma em que você nunca quis estar. 

Essa pode ser a sensação para aqueles que não utilizam tecnologias biométricas como as da Clear. “Quando vejo empresas colocando essas tecnologias em máquinas de vendas, restaurantes de fast-food, escolas, hospitais e estádios, o que vejo é resignação, não aceitação,” diz Gilliard. “Mesmo quando é ‘opcional,’ muitas vezes é difícil optar por não usar.” 

Embora a Clear seja atualmente um programa de adesão voluntária, seu impacto pode crescer conforme o sistema for amplamente implantado. Como disse Seidman Becker em uma recente chamada de resultados: “As linhas entre interações físicas e digitais continuam se desfocando. Uma identidade verificada não é apenas um checkmark. É a base para tudo o que fazemos em um mundo digital de alto risco.” 

Uma vaga recente na Clear, para vice-presidente de desenvolvimento de negócios, destacava que a empresa está de olho em novos setores, incluindo serviços financeiros, e-commerce, redes P2P, “confiança online,” jogos, governo e outros. 

“Cada vez mais, empresas e governos estão tornando a submissão de dados biométricos uma barreira para participar da sociedade,” alerta Gilliard. 

Expansão em aeroportos e além 

Nos aeroportos, a crescente ubiquidade do reconhecimento facial em verificações de segurança e processos de embarque coloca viajantes pressionados pelo tempo especialmente suscetíveis à proposta da Clear. Mas nem tudo são flores. Correspondências de 2022 entre a Clear e funcionários do Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO) revelaram reclamações sobre a abordagem agressiva da equipe da Clear ao tentar atrair passageiros, algo descrito como “inaceitável” e “enganoso.” 

Isso não significa que todos os membros da Clear foram coagidos a aderir. Muitos adoram o serviço; a empresa relatou uma taxa de retenção de quase 84% no início de 2023. 

Ainda assim, especialistas alertam que a aceitação generalizada de tecnologias biométricas pelos membros da Clear pode ditar os padrões para todos. “Estamos normalizando um monte de coisas biométricas sem ter uma conversa sofisticada sobre onde e como estamos normalizando isso,” diz Young. Ela teme que isso fortaleça “atores que queiram avançar em direção a um estado de vigilância ou a um capitalismo de vigilância exacerbado.” 

Sem uma compreensão clara do que está sendo construído, Young teme também uma reação pública que comprometa até os usos legítimos de tecnologias biométricas. 

Enquanto isso, até mesmo os maiores fãs da Clear reclamam de filas crescentes nas linhas rápidas da empresa nos aeroportos. Afinal, se todos decidem cortar a fila, isso só cria uma nova fila de quem corta fila.

Último vídeo

Nossos tópicos